domingo, 25 de setembro de 2022

Conheça as sobremesas típicas ludovicenses

Conheça as sobremesas típicas ludovicenses

A capital maranhense, São Luís, está completando 409 anos no próximo dia 08 de setembro e, claro, que não poderíamos deixar passar essa data em branco. O portal Guará encontrou uma forma bem especial de presentear vocês! Montamos uma série de receitas de sobremesas típicas da nossa “Ilha do Amor”.
Alguns doces são característicos como por exemplo as cocadas, sejam elas tradicionais ou gourmets, separamos essa receita para fazer essa delícia durante o feriadão.

Vamos aprender como fazer a deliciosa cocada tradicional;

INGREDIENTES

  • 2 ½ xícaras (chá) de coco fresco ralado grosso (cerca de 500 g)
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água

MODO DE PREPARO

  1. Numa panela média, misture o açúcar e a água com a ponta do dedo para não espirrar na lateral da panela – isso evita que a calda queime até atingir o ponto de fio.
  2. Leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar sem mexer, por cerca de 20 minutos, até a calda atingir o ponto de fio – para verificar, mergulhe uma colher e levante um pouco da calda, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta.
  3. Adicione o coco e misture apenas para envolver os flocos com a calda (evite mexer em excesso para não açucarar). Deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo médio, sem mexer. A cocada deve estar bem úmida neste momento.
  4. Transfira a cocada (com a calda) para uma tigela e deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso, unte uma assadeira grande com manteiga (se preferir, utilize uma assadeira antiaderente).
  5. Com 2 colheres de sobremesa, modele a cocada no formato que preferir e transfira para a assadeira, uma ao lado da outra. Deixe em temperatura ambiente por cerca de 1 hora ou até as cocadas secarem. Elas ficam durinhas por fora mas ainda úmidas por dentro. Sirva a seguir ou conserve num pote com fechamento hermético por até 1 semana.


NÃO TEM COCO FRESCO?

Pode usar a versão congelada sem problemas. Deixe o coco descongelar completamente na geladeira antes de preparar a receita.

– Publicidade –

Outros destaques