quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Saiba como eleger candidatos do Maranhão para representar Parlamento Juvenil

Ministério da Educação divulgou esta semana a relação dos 79 candidatos classificados para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Os projetos foram escolhidos pelas secretarias de Educação de cada estado e do Distrito Federal e pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Apesar de estar prevista no edital a classificação de 108 jovens (quatro por unidade federativa), em algumas dessas unidades houve candidatura única ou número inferior a quatro concorrentes.

A partir de agora, a seleção entra na segunda fase, em que será escolhido um representante por unidade da Federação e totalizados 27 parlamentares juvenis brasileiros.

Para participar da eleição, que começa no dia 30 próximo e vai até 5 de novembro, os interessados devem fazer o cadastramento na página do Parlamento Juvenil na internet e indicar o representante da unidade federativa. Na página, estão disponíveis os perfis de todos os candidatos classificados. O resultado será divulgado em 10 de novembro próximo. A relação dos candidatos classificados também está disponível na página do PJM.

Os escolhidos para representar o Brasil no PJM terão de nortear as discussões pelo tema O Ensino Médio que Queremos e elaborar documento com propostas que abordem as necessidades e anseios comuns da juventude dos países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai) e associados (Bolívia e Colômbia).

Coordenado pela Assessoria Internacional do MEC, o PJM busca promover o protagonismo juvenil, de forma a contribuir para a integração regional dos jovens parlamentares. Os eleitos para um mandato de dois anos discutem, aprovam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam a cidadania e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

O projeto de protagonismo juvenil para estudantes do ensino médio surgiu no setor educacional do Mercosul e, em cada edição (2010, 2012 e 2014), foram selecionados 27 estudantes brasileiros. O projeto, que prevê mandato de dois anos, está iniciando a quarta edição (2016-2018). Os parlamentares juvenis do Mercosul concentram as discussões em cinco eixos temáticos: inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos.

Maranhão
Abisai Lourenço Coellho,, Joanderson de Sousa Vieira, Gabriel da Conceição de São Luís e Francisco Benedito da Silva Serra.

Abisai participa do Projeto Capoeira desenvolvido pela escola onde estuda e se destaca pelo seu comportamento exemplar e eficiente, demonstrando seu potencial e competência, assim como um bom relacionamento interpessoal.

Joanderson é escritor, palestrante e estudante do curso Técnico em Edificações do Instituto Federal do Maranhão. Pesquisador juvenil das áreas relacionadas à Sociologia e Filosofia. Aptidão para assuntos sociais aplicados a educação.

Gabriel da conceição Participa da Sala de Recursos Atendimento Educacional Especializado desenvolvido pela escola onde estuda e se destaca pelo seu comportamento exemplar e eficiente, demonstrando seu potencial e competência, assim como um bom relacionamento interpessoal.

Francisco é da Comissão Escolar de Direitos Humanos – COEDIH “Ouvir, incluir e praticar”

Votação
1º passo: Após Seleção Estadual, 108 jovens (4 candidatos por UF) concorrerão a uma vaga de Parlamentar Juvenil do Mercosul.
2° passo: Os candidatos serão divulgados com o perfil de cada candidato e os seus projetos para consulta pública.
3º passo: Interessados devem fazer o cadastramento na página do Parlamento Juvenil na internet.
4° passo: Entre 30 de outubro e 5 de novembro, cadastra-se e vote para eleger seu representante .
5° passo: O resultado será divulgado no dia 10 de novembro.

 

– Publicidade –

Outros destaques