(R7)
Nem só de champanhe é feito o Ano Novo: as cervejas do estilo brüt são pedidas excelentes – e igualmente elegantes – para quem vai brindar o Réveillon. São feitas segundo o método champenoise, usado para produzir o champanhe. Isso significa que as cervejas, após a fermentação e maturação tradicionais, passam por uma segunda fermentação — essa na garrafa e em adegas escuras, que deixa as bebidas mais carbonatadas, bem semelhantes aos espumantes.
O preço, em geral, não é muito convidativo, mas dependendo da ocasião a ser brindada (e da sua vontade de experimentar sabores novos), pode valer a pena!
Veja aqui duas “cervejas champanhosas” incríveis: a belga DeuS e a nacional Wäls Brüt. As duas são levíssimas, lindas seja pela garrafa ou pelo próprio líquido – claro e delicado. Mas a verdade é que você pode encontrar outras brüt bem interessantes no mercado.
DeuS
Fabricada pela cervejaria Bosteels, da Bélgica, tem aroma floral e levemente frutado (não é exageradamente doce). Espuma levíssima e duradoura. Cor dourada bem clara. Refrescante, fresca. Uma bebida marcante para uma data importante. É encontrada em empórios de cervejas especiais. A garrafa é similar às dos bons champanhes, rolhada. É a cerveja brüt mais famosa do mundo. O preço fica em R$ 150.
Wäls Brüt
Criada em 2011 pela mineira Wäls, é também bastante leve. Foi vencedora do World Beer Awards deste ano na categoria brüt. No paladar e no aroma, lembra um pouco vinho branco. O retrogosto lembra cerveja ale. Espuma leve e duradoura. É encontrada em empórios de cervejas especiais. A garrafa também é similar às dos bons champanhes, rolhada (linda!). O preço sugerido é de R$ 125.