quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Conheça um pouco sobre a história da roupa xadrez, uma marca do São João!

Basta ver uma pessoa usando uma roupa de estampa xadrez, que você já pergunta: Vai dançar quadrilha é? Pois bem, a peça de roupa xadrez é conhecida por alguns, devido aos personagens da famosa dança típica de São João surgida na França, e que adaptada para o Brasil faz parte do figurino dos brincantes da dança. As moças de saia rodada com flores e tranças no cabelo e os rapazes de chapéu de palha e camisa xadrez.

Essa peça de roupa muito famosa era conhecida como Tartan, uma sobreposição de listras que formavam quadrados perfeitos. Esse tipo de tecido era usado em guerras e foi associado á revolução durante muito tempo. Por conta disso, a peça xadrez foi proibida de ser usada na Escócia, devido à associação com a rebeldia. Porém, pelos anos 60, o xadrez foi se espalhando pelo mundo e nos anos 70, a xadrez fez parte do movimento Punk e nos anos 90 do Grunge, um subgênero do rock alternativo.

Hoje em dia, a peça de roupa já ganhou, além de muitos adeptos, tanto no São joão quanto no ano inteiro, novas modelagens e cores bem diferentes. Está indo além da coisas rústicas e caipiras, como era vista devido aos personagens da quadrilha matuta.

Tem xadrez pra todo tipo de gosto, de quadrados pequenos, médios e grandes; estilo lenhador, pólo, mais social e mais despojado.

Além de ser uma peça cheia de história e estilosa é uma boa dica para este São João e para o ano inteiro.

– Publicidade –

Outros destaques