terça-feira, 7 de maio de 2024

Bombeiros interditam Igreja de Santo Antônio

Foto: Tadeu Pablo

No início da tarde dessa sexta-feira, 05, parte da estrutura do teto da igreja de Santo Antônio desabou. O Corpo de Bombeiro foi acionado para avaliar a situação e decidiu interditar o local. A notificação será dada para o pároco da igreja e também para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Maranhão, uma vez que o prédio é tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Foto: Divulgação

No local onde o desabamento começou é possível ver estruturas de concreto, espalhadas pelo chão. Por conta disso, algumas imagens sacras precisaram ser tiradas as pressas da paróquia. Em vários pontos do templo cristão é possível ver sinais de desgastes, com muitas regiões sendo escoradas por estruturas de madeiras e andaimes.

Nos meses de junho e julho de 2018, o Governo do Estado do Maranhão realizou obras de restauro na igreja de Santo Antônio. Na ocasião, foi realizada recuperação completa do reboco e dos elementos ornamentais da fachada, inclusive das torres, pintura externa total, recuperação de portas, janelas, batentes e gradis e revitalização luminotécnica, além de intervenções no largo em frente a igreja, como reposição de bancos, reforma da pavimentação e pintura dos canteiros. Também foi feita a revisão completa da cobertura e forro da igreja, assim como pintura interna. De acordo com dados do Governo do Maranhão, só na primeira etapa da obra, foi feito um investimento de $ 115.549,59.

Construída em 1867, a Igreja de Santo Antônio faz parte do conjunto arquitetônico tombado no Centro Histórico de São Luís como Patrimônio Cultural Brasileiro. Ela dois anexos: a capela de Bom Jesus dos Navegantes e a capela de Bom Jesus da Coluna.

O governo do Estado se pronunciou em nota sobre o assunto. veja a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) informa que, em 2018, com
aprovação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) realizou intervenções na fachada da Igreja de Santo Antônio, que pertence à Arquidiocese de São Luís, e no largo em frente à igreja, com reposição de bancos e pintura dos canteiros.

A Sinfra comunica que, com os danos ocorridos no forro de parte do teto da Igreja e interdição da entrada principal pelo Corpo de Bombeiros, o Governo já solicitou à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) para avaliar a estrutura com o objetivo de definir as ações emergenciais, até que às obras necessárias de recuperação e restauro do patrimônio sejam iniciadas em conjunto com o Iphan, Arquidiocese e Prefeitura de São Luís.

*

Veja a matéria do Jornal da Guará

 

– Publicidade –

Outros destaques