A Festa SESI do Trabalhador reuniu milhares de competidores em várias modalidades no estado e confirmou a tradição de ser um evento inclusivo. Só da Corrida SESI do Trabalhador, uma das competições mais concorridas do evento, participaram mais de 1.300 pessoas no estado. Em São Luís, foram 600 inscritos. Os demais correram nas cidades de Imperatriz, Açailândia, Caxias e Bacabal.
“Todos os anos recebemos os trabalhadores de várias áreas nesta data. O SESI se orgulha de promover essa celebração que já é tradicional. É uma continuidade do trabalho que fazemos durante todo o ano ao realizar ações de promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, depois de participar da premiação da corrida.
Inclusão é a marca dessa grande celebração do trabalhador. Neste 1º de maio o SESI abriu as portas da unidade SESI Araçagi, em São Luís, para todos os trabalhadores e para a comunidade em geral. O superintendente do SESI, Diogo Lima, destacou que a Festa SESI do Trabalhador é um momento de acolher e celebrar com as pessoas, todas elas.
Um dos exemplos é Conceição Soares. A baixa visão não a impediu de correr. Dos seus 67 anos, ela corre há 21 anos. O primeiro guia foi o irmão, bombeiro militar. Hoje ela corre com o filho Paulo, de 42 anos. A professora já competiu em meia maratona no Rio de Janeiro, em 2011, quando obteve o segundo lugar; Volta da Pampulha, em Minas; São Silvestre, em São Paulo e quase todas as edições da Corrida SESI do Trabalhador em São Luís, entre outras competições pelo Brasil.
“Corrida para mim é um complemento de vida’, disse a professora, que levou o 1º lugar nos 5 km na categoria PSD visual este ano. Ela tem apenas 20% da visão, que está perdendo progressivamente por nascer com miopia aguda. “Gosto de botar as pessoas pra correr”, brinca Conceição, ao contar como transformou o irmão, o filho e até a nora em corredores para atuarem como guia dela nas competições.
A Corrida SESI do Trabalhador premia várias categorias, como portadores de necessidades especiais, idosos, trabalhadores da indústria, funcionários do “Sistema S” e corredores da comunidade. Também homenageia as indústrias que têm o maior número de funcionários participando. Este ano foram a Eurochen, Edeconsil e Equatorial Energia.
Pedro Paulo Ramos, gerente da unidade da Eurochen em São Luís, disse que a empolgação dos 18 funcionários da empresa que participaram da corrida é perceptível. “Essa alegria que a gente vê aqui contribui muito para o clima dentro da empresa, com mais união e disposição para trabalhar”, falou o gerente da Eurochen, empresa de fertilizantes.
Participaram ainda da Festa SESI do Trabalhador em São Luís os diretores da FIEMA José Orlando Soares Leite Filho, Oswaldo Pavão; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo; o gerente da unidade SESI Araçagi, Luís Eduardo Cabral; e a coordenadora de saúde e segurança na indústria, Ana Carolina Bandeira.
Festa do Trabalhador
Em São Luís, a festa teve a participação da banda Raiz Tribal, que embalou a tarde dos competidores com o reggae maranhense. Nas competições, a Equatorial Energia se destacou no Futebol Society masculino, conquistando o primeiro e terceiro lugar, enquanto a Açofyber ficou em segundo. Na modalidade feminina, o pódio foi ocupado pelas equipes PO Futebol Clube em primeiro e Ferramentas FC em segundo.
No Basquete 3×3 feminino, a equipe As Tretas levou o primeiro lugar, seguida pela ABC Quatro em segundo e As Meninas em terceiro. Já no Basquete 3×3 masculino, o Liceu conquistou o primeiro lugar, seguido pelo Maiobão Basquete em segundo e Soberana em terceiro. No Tênis de quadra masculino, os colaboradores da Equatorial Energia garantiram os três primeiros lugares.
No Vôlei de praia feminino, as equipes da Mota Machado e Edencosil foram as campeãs, enquanto no masculino, a Equatorial e o SESI Escola levaram os prêmios. Além das competições esportivas, os vencedores aproveitaram o restante da festa para celebrar suas conquistas e se divertir com amigos e familiares.
O evento contou com uma série de torneios esportivos, como Futebol Society, Basquete 3×3, Tênis de quadra, Vôlei de praia e Judô, além da premiação da corrida do Trabalhador.
CLASSIFICAÇÃO FINAL DA CORRIDA SESI DO TRABALHADOR 2023
PÓDIO PCD 5 KM
Intelectual Masculino
1º Carlos Arthur Sousa
2º José Benedito Éverton Álvares
3º Gleybson Rafael Vale
Intelectual Feminino
1º Danielle Batista Gonçalves
2º Lidiane Rodrigues Fontinele
Visual Feminino
1º Maria da Conceição Silva Soares
PÓDIO IDOSO 5 KM
Feminino
1º Antônia Maria Ribeiro Vale
2º Juliana Rabelo Carvalho
3º Paula Coelho Éverton
Masculino
1º Francisco das Chagas Soares
2º José Domingos Silva
3º José Gomes da Silva
PÓDIO INDÚSTRIA 5 KM
Feminino
1º Ana Paula da Silva do Nascimento – VALE
2º Maria Silvana Gomes – Correios
3º Ivaneide Rocha de Oliveira – VALE
Masculino
1º Francisco de A. G. Monteiro – Arcadis Logos S/A Engenharia
2º Wyderlan Abreu do Nascimento – VALE
3º Etevaldo Amaral de Sousa Júnior – Equatorial
PÓDIO INDÚSTRIA 10 KM
Feminino
1º Luana de Araújo Salazar Silva – VALE
2º Sharllana Paola Oliveira Máximo – VALE
3º Fernanda Ramos Souto Maior – Lyon Engenharia
Masculino
1ºEric Adriano Silva Santos – JUP Construções
2º José Ribamar Rabelo – VALE
3º Sabino Gomes Filho – Alfa Engenharia
PÓDIO “SISTEMA S” 5 KM
Feminino
1º Suzana Karyne Gonçalves da Cunha – SEBRAE
2º Flavyene Souza Ramos – SESI
3º Joária Carreiro – SESI
Masculino
1º Josiel Pereira Miranda – SESI
2º Herbeth Charles Souza Oliveira – SESI Clínica
3ºJoão Torres de Melo Saboia Neto – SEBRAE
PÓDIO COMUNIDADE GERAL 5 KM
Feminino
1º Antônia Sousa Oliveira
2º Evanielly Azevedo Araújo
3º Silma Braga Henriques da Silva
Masculino
1º Pablo Ramos Paes
2º João Damasceno Macau
3º Rafael Vilar Silva
PÓDIO COMUNIDADE GERAL 10 KM
Feminino
1º Kleidiane dos Santos Nascimento
2º Mirian Castro
3º Ana Maria Facundo Franco
Masculino
1º Fredson Aragão Pereira Júnior
2º Leandro Fonseca Fernandes
3º Thiago Pestana Ramos