Uma informação divulgada em um blog local causou preocupação pela cidade na tarde desta quarta-feira (5). O título da matéria informava: “ALERTA! Hospital São Domingos registra caso de criança com Coronavírus em São Luís”. A matéria divulgou ainda uma foto do boletim de alta emitido pelo Hospital São Domingos. No laudo, a médica informa que “a paciente com quadro viral de pneumonia viral (Coronavírus OC43 e Parainfluenza 3). Mas o coronavírus deste caso não é o mesmo que tem afetado centenas de pessoas ao redor do planeta”.
Embora o blog não tenha confirmado que se tratava do mesmo Coronavírus que tem matado muitas pessoas pelo mundo, a notícia foi replicada em grupos de whatsapp e outras redes sociais, assustando acompanhantes e pacientes do hospital, além de inquietar grande parte da população de São Luís.
Em menos de uma hora após a publicação da matéria, o secretario de Estado de Saúde, Carlos Lula, se manifestou em sua conta no twitter, garantindo que “não existe caso confirmado do novo coronavírus no Brasil”.
Vamos aos esclarecimentos para evitar que a irresponsabilidade de alguns blogs faça um alarme #FALSO.
Não existe caso confirmado do novo coronavírus no Brasil. #Nenhum caso notificado no #Maranhão. pic.twitter.com/MQaYhZ6ZOd— Carlos Eduardo Lula (@carloselula) February 5, 2020
O São Domingos, hospital que emitiu o boletim de alta da criança, também divulgou nota na manhã desta quinta-feira (6) negando registro do novo vírus e alertando que “coronavírus são uma família de vírus conhecidos, de longa data, como causadores de ‘gripes’ comuns e presentes todos os anos na população, tais como OC43, NL63, HKU1 e 229E”.
Em atenção a publicações de que supostamente haveria um caso de Coronavírus registrado no @hospsaodomingos, temos a informar que não foi diagnosticado neste hospital nenhum caso de Coronavírus nCOV-2019 pic.twitter.com/3d1SuslKD3
— Hosp. São Domingos (@hospsaodomingos) February 6, 2020
Para desmistificar algumas ideias acerca do Coronavírus, o Portal Guará foi atrás para entender a diferença entre esses vírus. Segundo informações disponíveis no site oficial do Ministério da Saúde, “Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias”. Isso significa que, provavelmente, você que está lendo essa matéria já teve coronavírus pelo menos uma vez na vida.
Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.
O novo agente do coronavírus, chamado de novo coronavírus – nCoV-2019, foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 14,5 mil casos registrados em 18 países, com 305 mortes. O novo coronavírus pode causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.