sábado, 24 de fevereiro de 2024

Cuidados essenciais para bebês e crianças durante altas temperaturas

Com as mudanças climáticas que vieram para ficar e o aumento das temperaturas, os pais e responsáveis devem estar atentos aos cuidados especiais necessários para manter a saúde e o bem-estar dos bebês e crianças. A Dra. Andrea Bandeira, pediatra do Natus Lumine Hospital e Maternidade, compartilha orientações valiosas para enfrentar este período com segurança.

Hidratação é Fundamental

A desidratação é um dos principais riscos durante o calor. A Dra. Andrea enfatiza a importância da hidratação contínua. As crianças têm maior necessidade de líquidos, com a ingesta reforçada de água recomendada, porque no suor se perde muito líquido. Com o aumento da temperatura, as crianças tendem a suar mais e perdem muitos eletrólitos. E essa água precisa ser reposta, mas há restrições para os bebês:

“Vale explicar que bebês de 0 a 6 meses, que estão em aleitamento materno exclusivo não precisam ingerir mais água, que é contra-indicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pois já existe água suficiente no leite materno. Mas caso o bebê se alimente com fórmulas infantil complementando o leite materno, daí já é importantíssimo a oferta de água. Uma criança de dois meses por exemplo, teria que ingerir no mínimo 200 ml de água por dia. Com três meses de idade, a ingesta de água ideal já seria acima de 300 ml. E acima de seis meses, é primordial que a criança tenha a ingesta de bastante líquido, entre água, leite materno e fórmulas líquidas; exceto sucos que são contra-indicados nessa primeira infância até um ano de idade. Um pediatra poe oferecer toda a orientação e fazer um planejamento adequado” explicou a médica.

Para evitar a insolação, vale usar roupas leves e de tecidos naturais são as mais recomendadas para o calor. Prefira algodão, que permite a pele respirar e reduz o risco de irritações cutâneas. Chapéus e óculos de sol também são acessórios úteis para proteção contra o sol, além do uso de filtro solar diariamente.

“É totalmente contra-indicada a exposição solar de crianças com menos de 3 meses. Já acima de seis meses, tem que usar filtro solar e roupas adequadas com proteção solar, e o ideal é que não se exponha ao sol. Em 2021 a Sociedade Brasileira de Pediatria baniu a prática do banho de sol na primeira infância. Mas é uma questão de bom senso, se optar pela exposição ao sol, que seja rápida e em horários limitados como das 6H30 às 07H30 da manhã, e somente de 10 a 15 minutos de duração. Assim é seguro e não tem risco de insolação” orienta a Dra. Andrea Bandeira.

Outro cuidado é com ambientes fechados ou mal ventilados, que podem aumentar o risco de doenças respiratórias. A dica é manter os ambientes arejados e, se possível, usar umidificadores para melhorar a qualidade do ar.

Uma dúvida de muitos pais é sobre a quantidade recomendada para banhos. A médica explica que não existe um limite na quantidade de banhos. Quando o bebê passa dos 38 dias, já é liberado para tomar vários banhos por dia; o que aliás, melhora a qualidade da pele, associada à hidratação adequada e uso de roupas bem leves e de algodão.

Cuidado com a troca de fraldas. A dica é não deixar a criança molhada, ter cuidado para fazer a troca da fralda sempre que necessário, de forma a não permitir a formação de assaduras na pele.

A pediatra Andrea Bandeira, do Hospital e Maternidade Natus Lumine, também alertou para a importância de manter a carteira de vacinação de bebês e crianças sempre atualizada, com todas as vacinas aplicadas:

“Ainda há muitos mitos sobre as vacinas, e elas são absolutamente importantes para manter a criança saudável. Um exemplo disso é a vacinação contra a Covid-19 que é muito importante para proteger as crianças também. Infelizmente há muitas notícias falsas que fazer com que muitos pais não se vacinem e não vacinem os filhos, e isso está errado, a vacinação só faz bem e é necessária” reforça a médica.

Seguindo estas orientações, os pais e responsáveis podem assegurar que seus pequenos enfrentem as temporadas de muito calor de forma saudável e segura.

– Publicidade –

Outros destaques