quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Cultura do Cuidado no Natus Lumine Hospital e Maternidade

A psicóloga convidada Liane Milhomem com Chrystiane Vasconcelos, Coordenadora do Grupo de Gente e Gestão do Natus Lumine. Atenção Plena (Mindfulness) e Saúde Mental no Trabalho foram temas de palestra e dinâmica de grupo

Trabalhar em um ambiente hospitalar é, para muitos profissionais, sinônimo de vocação e entrega. No entanto, a rotina intensa, o contato constante com situações de sofrimento e o nível de responsabilidade exigido diariamente podem cobrar um alto preço sobre a saúde mental.

5) A palestra sobre Atenção Plena (Mindfulness) foi mais uma ação relaizada pelo Natus Lumine em prol da saúde mental de seus colaboradores.

Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), profissionais da área da saúde estão entre os grupos mais vulneráveis a problemas como a Síndrome de Burnout (esgotamento) e a Ansiedade Crônica. O ambiente hospitalar, com o peso emocional das situações vividas, demanda uma atenção redobrada às necessidades mentais.

No Natus Lumine Hospital e Maternidade, essa realidade é atenuada com a conscientização e educação continuada de seus profissionais, para práticas que fomentam a saúde mental, a exemplo da Atenção Plena também conhecida como Midfulness. Trata-se de uma prática que envolve focar a atenção no momento presente de forma intencional e sem julgamentos. Isso significa estar consciente do que está acontecendo agora — seja uma sensação física, um pensamento, uma emoção ou o ambiente ao redor. A prática, que tem raízes em tradições meditativas orientais, foi adaptada para o contexto ocidental por meio de estudos científicos que demonstram seus diversos benefícios, como a redução do estresse e da ansiedade. Ao focar no presente, a mente se afasta de preocupações futuras ou de experiências passadas. Aumento da concentração e do foco, pois ajuda a evitar distrações e melhora a produtividade, especialmente em atividades que exigem alta precisão. Melhoria no bem-estar emocional, uma vez que essa prática ajuda a observar emoções sem se deixar dominar por elas. E mais, promove o autoconhecimento e melhoria na qualidade das relações interpessoais, além da redução de conflitos.

Esses e outros detalhes sobre o tema foram destacados pela psicóloga convidada Liane Milhomem na palestra “Saúde Mental no Trabalho – Prática da Atenção Plena (Mindfulness)”. Em seguida, ela conduziu uma atividade de relaxamento com técnicas de respiração.

“Essa técnica possibilita que a pessoa tenha um autoconhecimento mais elevado e com isso, que entenda melhor seus próprios limites e suas potencialidades, que aumente sua autoestima e que possa exergar o outro de forma mais leve. As pessoas tendem a atuar no piloto automático dentro do ambiente corporativo, e ao cuidar dos pacientes, muitas vezes o profissional de saúde acaba esquecendo de si, e assim, desenvolve doenças silenciosas, incluindo questões psicológicas e mentais, como o famoso Burnout. E o Mindfulness atua diretamente no cérebro, ajudando a combater o stress, potencializando a saúde mental. É algo simples de fazer, mas poderoso em resultados” resumiu a psicóloga.

Ela ensinou a prática dos quatro tempos, que envolve dividir a respiração – inspirar, segurar a respiração e expirar por 4 segundos cada, de forma alternada, por um tempo total de 10 minutos, todos os dias. “Se a pessoa fizer isso diariamente, por dois meses seguidos, ela já incorpora um novo hábito que além de muito saudável é cientificamente comprovado que traz muitos benefícios mentais e produz muitos hormônios positivos” completou Liane Milhomem.

Práticas como gratidão e atenção plena positiva promovem mudanças qúmicas no cérebro, liberando dopamina (prazer), serotonina (felicidade) e reduzindo o cortisol (relaxamento).

A Supervisora de Enfermagem da UTI NeoNatal do Natus Lumine Patrícia Teixeira participou da atividade e aprovou: “Foi um momento muito leve, mas de profunda reflexão e que trouxe insights valiosos, como a importância de cultivarmos a saúde mental e o que fazer para melhorar na vida pessoal e profissional” declarou Patrícia Teixeira.

Segundo a psicóloga Chrystiane Vasconcelos, Coordenadora do Grupo de Gente e Gestão do Natus Lumine, essa iniciativa faz parte de um programa que envolve várias ações contínuas, em prol da saúde mental dos profisisonais do hospital:

“Foi muito importante proporcionar esse momento de conscientização e de relaxamento para nossos colaboradores, que têm uma rotina naturalmente sobrecarregada. O cuidado com a saúde mental tem sido algo muito forte aqui no Natus Lumine e essa foi mais uma, das diversas ações que promovemos nesse sentido. Através dessa cultura do cuidado com a saúde mental, conquistamos um ambiente de trabalho mais leve e mais feliz, e todos ganham muito com isso” explicou.

Ao cuidar do emocional de seus profissionais e estimular hábitos como a prática do Mindfulness, o Natus Lumine Hospital e Maternidade está também garantindo um atendimento mais humanizado aos pacientes e prevenindo o adoecimento dentro da própria equipe.

– Publicidade –

Outros destaques