quarta-feira, 22 de maio de 2024

Curso de direito do CEST no congresso internacional sobre clínicas jurídicas da Universidade Continental do Peru

Os docentes e alunos(as) do Curso de Direito do Centro Universitário Santa Terezinha – Cest, em conjunto com a Coordenação do Curso e a Coordenação do Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo, participaram do “I Conversatorio Internacional: Impacto de las Clínicas Jurídicas en Latinoamérica”, evento promovido pela Universidade Continental do Peru, com apresentação de um trabalho técnico.

Intitulado “Entre sobrados, reggae y acentos: el acceso a la justicia – La experiencia del Escritorio Escuela Prof. Expedito Alves de Melo como instrumento garante de los derechos humanos y la ciudadanía de la población hiper vulnerable de São Luís-MA”, o artigo apresentado demonstra como o trabalho realizado pelo Escritório-escola é referência no atendimento à comunidade carente de São Luís.

O artigo foi desenvolvido pelos docentes Glaucia Martins Batalha, Coordenadora do Curso de Direito; Joana Damasceno, Coordenadora do Escritório-Escola e Alexandre Luiz Freire Marques, Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica. A elaboração contou com a participação dos alunos Iarley Alencar e Fábio França Silva. Detalhe: Dos países latino-americanos, o CEST participou como único representante da experiência da Clínica Jurídica no Brasil.

A Profa. Glaucia Martins, Coordenadora do Curso, destaca o motivo de imenso orgulho com essa participação do CEST no evento internacional:

“A participação do Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo, como a única clínica jurídica do Brasil, é um atestado claro da qualidade da prática jurídica oferecida pela nossa instituição, além de ratificar nosso compromisso com a inovação, a excelência acadêmica e a preparação dos nossos alunos para os desafios regionais e globais do mundo jurídico” declarou. A Profa. Gláucia ressaltou ainda que “ter o CEST num importante diálogo acadêmico internacional, é um reconhecimento que valida o trabalho árduo e de excelência de todos que integram o Curso de Direito e o Escritório-Escola, reforçando nossa posição como uma instituição de ensino jurídico de destaque não apenas em nível regional, mas que transcende fronteiras quando o assunto é qualidade, inclusão e efetivação de direitos humanos”.

Já o aluno Fábio França lembrou que “participar como expositor em um congresso internacional durante o 8º período do curso de Direito proporcionou um ensejo único de compartilhar conhecimentos adquiridos em sala de aula, em especial o conhecimento vivenciado no Escritório-Escola Professor Expedito Alves de Melo. Estagiar no Escritório-Escola foi uma oportunidade de materializar todo conhecimento adquirido em sala de aula em situações reais e de poder ver o Direito Constitucional de acesso à justiça ser efetivado. Mas, o primordial foi tornar-me mais humanizado diante da vivência e da busca da efetivação dos direitos dos vulneráveis da nossa sociedade” disse o aluno de Direito do CEST.

O CEST parabeniza todos (as) os(as) docentes e alunos(as) pela participação e apresentação no evento, e pelo envolvimento com a pesquisa e compartilhamento do conhecimento acadêmico, prioridade na Instituição.

– Publicidade –

Outros destaques