O Projeto Escola de Eletricistas do Grupo Equatorial já formou mais de mil profissionais, dos quais 833 foram contratados, conforme mapeamento realizado este ano. Agora, em mais uma edição, a Distribuidora abre uma nova turma no Maranhão, em Imperatriz, com 25 vagas disponíveis para quem deseja atuar como eletricista. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de abril, por meio do site: https://escoladeeletricistaseqtl.com.br/.
Após a realização das inscrições, os interessados passarão por um processo seletivo conforme os critérios estabelecidos no edital do programa, com o intuito de preencher o número de vagas estabelecidas. Para participar, os interessados devem atender aos seguintes requisitos:
- Ter no mínimo 18 anos;
- Ensino médio completo;
- CNH definitiva nas categorias ‘B’ ou ‘C’;
- Não possuir vínculo empregatício;
- Disponibilidade para frequentar aulas presenciais.
As aulas do Programa Escola de Eletricistas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O curso tem carga horária semanal de 40 horas, totalizando 520 horas de capacitação técnica, incluindo 112 horas voltadas ao desenvolvimento comportamental. Além disso, os alunos serão beneficiados com uma ajuda de custo mensal para apoiar a permanência na capacitação.
História que inspira
A Escola de Eletricistas tem sido mais do que uma oportunidade de capacitação técnica, é uma porta de entrada para a transformação de vidas de muitos jovens e adultos que buscam crescimento pessoal e profissional. É o caso de Lucas do Nascimento, de 22 anos, ex-aluno da turma de 2024 de Balsas, que hoje atua como eletricista em uma empresa parceira da Equatorial Maranhão.
Lucas conta que conheceu o projeto nas redes sociais e percebeu que seria uma ótima oportunidade para se tornar um profissional. Para ele, duas coisas foram essenciais durante o curso: o conhecimento técnico e a possibilidade de criar um currículo de excelência. “O curso mudou completamente a minha vida. As pessoas precisam conhecer esse projeto, porque ele oferece um conhecimento extremamente valioso para a carreira profissional. As habilidades que aprendi foram fundamentais para executar com mais agilidade e eficiência as atividades na rede de distribuição”, afirma.
Além de mudar sua trajetória de vida e ajudá-lo a se tornar um profissional, o curso preparou Lucas para uma carreira de muita responsabilidade. O jovem agradece pela oportunidade e ressalta que a iniciativa transforma vidas. “Hoje me considero uma pessoa mais preparada e com um conhecimento incrível sobre a área elétrica. A Escola de Eletricistas foi o melhor curso que já fiz até hoje! Espero que a Equatorial continue transformando vidas com essa iniciativa”, conclui.
A carreira de Lucas e de outros muitos jovens que ingressaram no setor elétrico reforça o compromisso do Grupo Equatorial em gerar oportunidades por meio da qualificação técnica, educação de qualidade, contribuindo para o crescimento econômico dos estados onde atua.
Escola de Eletricistas
A Escola de Eletricistas integra o Projeto E+ Profissional, da Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial, com apoio do Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL. O Projeto tem como objetivo estimular a geração de emprego e renda, sendo uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Na região Sul, o projeto já certificou três turmas, sendo duas em Imperatriz, no ano de 2023, e uma em Balsas, em 2024, totalizando a formação de 55 novos eletricistas capacitados para atuar em redes de distribuição de energia elétrica.