No mês da campanha do setembro amarelo, o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, abre na próxima quinta-feira (06) sua primeira unidade em São Luís, às 19h, no 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros ao lado do Parque Bom Menino.
O CVV atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. A inauguração coincide com as campanhas do setembro amarelo, pelo combate e prevenção do suicídio.
O CVV vive por voluntários e a unidade que será aberta em são Luís, conta com a ajuda da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Estado da Saúde e também do Comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) que cedeu uma sala para o CVV realizar seus trabalhos.
Sobre o CVV
Fundado em São Paulo, em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. A instituição é associada ao Befrienders Worldwide, que congrega entidades congêneres de todo o mundo, e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio, do Ministério da Saúde, com quem mantém, desde 2015, um termo de cooperação para a implantação de uma linha gratuita nacional de prevenção do suicídio.
Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente ou pelo site www.cvv.org.br, por do chat e-mail. Nestes canais, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 2.400 voluntários, localizados em 19 estados mais o Distrito Federal.