domingo, 23 de junho de 2024

Datafolha: Dilma abre seis pontos sobre Aécio

A presidente Dilma Rousseff (PT) permanece na frente de Aécio Neves (PSDB) na corrida à Presidência da República, mas o cenário é de empate técnico. Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) mostra a candidata à reeleição com 48% das intenções de voto totais e o tucano totaliza 42%.

 

Essa é a primeira vez em que os dois não estão empatados tecnicamente. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

Os brancos e nulos são 5%, e os indecisos somam 5%. Na pesquisa anterior, divulgada ontem, Dilma tinha 47% das intenções de voto e Aécio, 43%. Brancos e nulos eram 6%, e indecisos chegavam 4%.

 

Considerando apenas os votos válidos, Dilma atinge 53% do total e Aécio soma 47%. Ontem, o instituto mostrou que a vantagem de Dilma era de quatro pontos: 52% a 48%.

 

O Datafolha também investigou a avaliação do governo Dilma. De acordo com o levantamento, 44% julgam a administração petista “boa ou ótima”, ante 42% do levantamento anterior.

 

A pesquisa mostra também que 41% dos eleitores afirmam que não votam em Aécio “de jeito nenhum”. Em duas semanas, a rejeição do tucano subiu 7 pontos. Já a taxa de rejeição de Dilma está em 37% — 6 pontos a menos do que o registrado há duas semanas, quando era de 43%.

 

A pesquisa ouviu 9.910 eleitores entre a última quarta-feira (22) e quinta-feira (23) em 400 cidades do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01162/2014.

– Publicidade –

Outros destaques