quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Defensoria levará Carreta dos Direitos à Raposa nos dias 3 e 4 de novembro

A Defensoria Pública do Estado e os órgãos parceiros realizarão uma grande ação de cidadania em Raposa, na Região Metropolitana de São Luís, nesta semana. A Carreta dos Direitos estará estacionada em frente à UBS da Vila Maresia, na quinta e sexta-feira, dias 3 e 4, com diversos serviços gratuitos para a população.

Das 8h às 16h, a população da região poderá buscar diversos atendimentos ofertados pela Defensoria Pública do Estado e os parceiros da ação: a Secretaria de Assistência Social, a Equatorial Maranhão e o cartório da região.

Estarão disponíveis serviços de emissão de documentos como RG (1ª e 2ª via) e segunda via da certidão de nascimento/casamento, assistência jurídica com assessores e defensores públicos estaduais, atualização do CadÚnico, inclusão no programa Tarifa Social de Energia, repactuação de dívidas de energia elétrica, entre outros. Também serão ofertados serviços de saúde, como: vacinas, testes rápidos e atendimento médico.

Carreta

A unidade móvel da Defensoria estadual, que integra o projeto “Inclusão e Cidadania sobre Rodas”, chegou para contribuir para a ampliação do acesso à Justiça no Maranhão e para a educação em direitos aos mais vulneráveis por meio de ações itinerantes.

A Carreta dos Direitos foi adquirida com recursos oriundos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, por meio de um convênio firmado no fim de 2021. O veículo é equipado como um grande escritório que possibilita a realização de até 15 atendimentos simultâneos e é todo equipado com banheiro, copa e elevador que garante a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.

Em apenas três meses, já foram realizados mais de 7 mil atendimentos nas ações da Carreta dos Direitos, que já percorreu sete municípios maranhenses: Paço do Lumiar, Marajá do Sena, Paulo Ramos, Bom Lugar, Cidade Operária, Paulino Neves e Belágua.

– Publicidade –

Outros destaques