quinta-feira, 18 de julho de 2024

Defensoria Pública chama atenção para as pessoas idosas e as relações de consumo

Nesta quarta-feira, dia 15, comemora-se o Dia Mundial do Consumidor, instituído em 1962 pelo presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, como forma de dar proteção aos direitos dos consumidores. Em alusão à data, o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública estadual faz um alerta especial sobre as pessoas idosas e os cuidados que devem ser adotados nas relações de consumo.
 
Atualmente, os idosos representam 60% dos assistidos no Núcleo de Defesa do Consumidor. Geralmente, eles apresentam demandas referentes a golpes e situações de superendividamento após aceitarem empréstimos ou cartões de crédito com margem consignável e consórcios.
 
Algumas dessas situações têm sua origem nas próprias instituições financeiras, mas também têm destaque os golpes que acontecem no ambiente on-line, ao qual os idosos estão cada vez mais expostos. São casos de pessoas se passando por outras no Whatsapp, pedidos de ajuda virtuais, links falsos e promoções exorbitantes.
 
Aproveitando a data, os defensores públicos do Nudecon estão realizando uma série de atividades voltadas à conscientização da pessoa idosa nesta semana. Uma delas será uma roda de diálogo com idosos na Casa Lar São Vicente de Paulo, em São Luís, marcada para esta terça-feira (14), às 15h.
 
Outra ação de educação em direitos está marcada para a sexta-feira, às 9h, no Centro Social dos Servidores do Maranhão, onde funciona o Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI). Além disso, também estão previstas participações em ciclos de debates em universidades.

– Publicidade –

Outros destaques