Depois de nove dias de competição, o V São Luís Open de Handebol terminou superando as expectativas dos organizadores e atletas. A competição bateu recorde de inscrições, foram 44 equipes, divididas em sete categorias. As finais foram realizadas no último domingo (21), com rodada cheia no ginásio do Ipem – Calhau.
“A V edição do São Luís Open superou todas as nossas expectativa. Foi uma verdadeira festa do handebol maranhense. Uma confraternização para atletas de todas as idades. E ainda destaco as participações de equipes do Piauí, Pará e outros municípios do Maranhão. Foram jogos de com um excelente nível de handebol. Agradeço atletas e parceiros.”, afirma Ley Castro, diretor da Tamagoshi Eventos, organizadora da competição.
Neste ano, o São Luís Open aumentou o número de categorias, com disputas no: infantil, juvenil, adulto e máster 35+. Cada categoria foi dividida em feminino e masculino. Foram nove dias de disputas, com partidas nos ginásios do: Ipem – Calhau, UFMA e ginásio da APAE.
A equipe ‘GHC’ do Piauí faturou três títulos nas categorias: Infantil masculino, Adulto Feminino e Adulto Masculino. No Máster masculino venceu a equipe do MAC/ REINCH por 19 a 17. Já no Máster feminino a equipe ‘Cubanas HC’ venceu a ‘AABB/ Belém (PA)’ por 18×10. No Juvenil feminino, a equipe Aesf/ Santo Expedito venceu o ‘BGH/ CEMAR/ Nosso canto’ por 20 x 12. E no Juvenil masculino, o ‘Audax’ venceu o BGH (Barbosa de Godóis/ CEMAR) por 16 x 10. (ver tabela abaixo).
Para o técnico das equipes do ‘GHC’ do Piauí, Giuliano Martins, a excelência na organização do evento foi fundamental para a equipe piauiense participar da competição.
“A organização do São Luís Open deu show. Destaco vários pontos positivos: como o alojamento que a organização do evento conseguiu para nossas equipes, as quadras com piso muito bom e o nível de competição excelente. Foi uma ótima preparação para as competições nacionais. Feliz com as vitórias. E nossos atletas tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência em participar de uma competição de alto nível”, afirma Giuliano Martins Ramos.
Além das finais com as equipes do GHC (Piauí), outra final bastante disputada foi a da categoria Juvenil feminina com um clássico do handebol maranhense entre ‘Barbosa de Godóis’ x ‘Aesf/ Santo Expedito’. Com uma rivalidade que tem história em outros torneios estaduais, as duas equipes protagonizaram um dos jogos mais equilibrados da competição.
“Barbosa de Godóis e Aesf/ Santo Expedito sempre se encontram nas finais. É uma rivalidade saudável que engradece o handebol maranhense. Foi assim nos Jogos Escolares – Jem´s de 2017 e 2018, o qual fomos bicampeões em finais contra o BGH. No São Luís Open tivemos nosso primeiro encontro deste ano. Então, pensei em uma estratégia forte de marcação e ataque consistente. No segundo tempo, chegamos a abrir 8 gols de vantagem e administramos o placar. Feliz por mais uma vitória. Parabéns as nossas atletas e ao BGH também”, conta o técnico da Aesf/ Santo Expedito, Felipe Albuquerque.
O São Luís Open de Handebol é uma realização da empresa ‘Tamagoshi Eventos’ e contou com os apoios: do deputado Rildo Amaral, Iori Comunicação, Faculdade Unyleya, Alimentum Orgânico, Clipp Clínica de Pediatria, Clínica Ocular, Cerimonial Évila Sousa, PMC Fitness, Técnica Ar Serviços.
– Resultados das finais
*-Infantil masculino: GHC 23 x 07 BGH/CEMAR/ Nosso canto.
*- Master Feminino: Cubanas HC 18 x 10 AABB BELÉM
*- Master Masculino: Mac/ Reich 19 x 17 GHC
*- Adulto Feminino: GHC 18 x 16 Audax
*- Adulto Masculino: GHC/ Uninassau 26 x 21 Audax
*- Juvenil Feminino: Aesf/ Santo Expedito 20 x 12 fBGH/ CEMAR/ Nosso canto
*-Juvenil Masculino: Audax 16 x 10 BGH/CEMAR/ Nosso canto