sábado, 21 de dezembro de 2024

Depois de dois anos, missa solene de encerramento do festejo da conceição volta a ser realizada na praça Maria Aragão

A missa solene de encerramento do Festejo da Conceição 2022 acontecerá na Praça Maria Aragão, no dia 8 de dezembro, às 17h, presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pestana. As homenagens são prestadas por católicos de São Luís e de outros municípios do Maranhão, que manifestam sua devoção à Imaculada e encontram no período do tradicional festejo um tempo de renovação da fé e da espiritualidade. No Santuário Nossa Senhora da Conceição, que fica no bairro Monte Castelo, serão celebradas sete missas, às 6h, 8h, 10h, 12h, 15h, 17 e 19h.

O tema deste ano, “Maria, consoladora dos aflitos”, foi extraído da ladainha de Nossa Senhora e inspirado em trechos bíblicos que demonstram a intercessão da Mãe de Jesus em momentos de aflição, como aconteceu nas Bodas de Caná. Percebendo que a bebida estava acabando, ela recorreu ao seu Filho e Ele transformou água em vinho, permitindo que a celebração do casamento continuasse.

“Desde o sim ao projeto de Deus, Maria abriu um novo horizonte de esperança e de alegria para a humanidade. Do céu, hoje, ela intercede por todos os filhos e filhas que estão aflitos, desolados ou enfrentando angústias”, explicou o padre Elinauro Santos, scj, reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, localizado no bairro do Monte Castelo.

A ideia é sensibilizar os devotos e as devotas para que também possam consolar outras pessoas. “Pedimos a ela que nos console e que nos torne consoladores. Muitas pessoas nos procuram e estão marcadas por muitas angústias e aflições. Somos convidados a também consolar esses corações”, destacou o padre.

O devoto Carlos Magno, morador da Vila Passos, acredita nessa força que vem da Virgem. “Graças a Deus, em tudo de bom que acontece na minha vida, ela sempre passa na frente, me protegendo, me guardando. É por isso que, quando chega o tempo do festejo, se eu estiver trabalhando, venho depois do serviço. Venho de todo jeito, compro camisa, faço doação”, contou o fiel mariano.

Moradora do Anil, a devota Eline de Carvalho trabalha em frente ao Santuário e aproveita as folgas para estar mais próxima da experiência de fé na Casa da Mãe. “Ela para mim é fundamental. Por meio da oração e também pelas graças de Deus, pela intercessão dela, a gente fica bem mais forte e blindado contra tudo. É um alimento espiritual. Não adianta cuidar da saúde sem cuidar da nossa fé, sem esmorecer”, ressaltou.

Tradição e devoção

A devoção a Nossa Senhora da Conceição é antiga em São Luís. Os registros históricos dão conta de que as festividades para Nossa Senhora da Conceição, na capital maranhense, iniciaram em 1804. O primeiro altar dedicado à santa foi erguido pela irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Mulatos, na lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Rua do Egito. Lá, foi depositada a imagem esculpida em madeira vinda de Portugal.

Programação

DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (Feriado Municipal – LEI Nº 3432, DE 06 DE FEVEREIRO DE 1996)

Missas: 6h (coroação), 8h, 10h, 12h, 15h, 17 e 19h.

Missa Solene na Praça Maria Aragão, seguida de coroação e procissão: 17h

– Publicidade –

Outros destaques