sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Deputada pede que Comissão de Direitos Humanos realize diligência em Pequiá de Baixo

O pedido para que a Comissão de Direitos Humanos realize diligência no povoado de Pequiá de Baixo, localizado no município de Açailândia-MA veio por parte da deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA). Ela explicou que a motivação do pedido são as sucessivas violações de direitos humanos que a comunidade tem sofrido com a poluição após a instalação de siderúrgicas no local sem obedecer critérios ambientais.

 

“Este povoado  vem sofrendo nos últimos anos sucessivas violações dos direitos humanos. Temos mais de mil moradores sofrendo e alguns já vieram a óbito por causa da poluição. É  necessário que a comissão vá até o local, até mesmo por que a denúncia já chegou a OEA e isto deixa o Brasil em situação de vulnerabilidade de direitos”, esclareceu.

Em 2014, Eliziane visitou a comunidade quando presidia a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimentos Sustentável da Assembleia Legislativa do Maranhão. Na ocasião a comunidade expôs sua situação que já dura há pelo menos sete anos.  A comunidade solicita  o reassentamento das 380 famílias que residem no Pequiá de Baixo devido à convivência direta com altos índices de poluição provocadas pelas atividades de mineração e da siderurgia desenvolvidas por empresas siderúrgicas instaladas em volta das casas, por ocasião da construção da Estrada de Ferro de Carajás.

– Publicidade –

Outros destaques