Arthur Moledo do Val, dono do canal do Youtube “Mamãe Falei”, virou político, ativista integrante do Movimento Brasil Livre e foi eleito deputado estadual por São Paulo pelo DEM, com a segunda maior votação do estado. No seu canal defende ideias majoritariamente liberais para mais de 2 milhões de inscritos na sua rede.
Em um vídeo para o Instagram, Arthur Val “aceita o desafio” de implantar o Escola sem Partido no Maranhão. O vídeo foi gravado e divulgado depois que o governador Flávio Dino editou decreto garantindo Escolas com Liberdade e sem Censura no estado. O decreto faz oposição ao projeto, defendido pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, em trâmite na Câmara.
O texto do decreto de Flávio Dino assegura que todos os professores, estudantes e funcionários são livres para expressar os próprios pensamentos e opiniões na rede estadual do Maranhão. Arthur Val é militante e apoiador de Bolsonaro e em outras palavras disse que o Maranhão não vai ficar de fora do Escola Sem Partido, e afirma, “nós vamos te dar muito trabalho, brother”.
Veja o vídeo:
Escola Sem Partido
A proposta é incluir entre os princípios do ensino o respeito às convicções do aluno, de seus pais ou responsáveis, dando precedência aos valores de ordem familiar sobre a educação escolar nos aspectos relacionados à educação moral, sexual e religiosa.
O projeto estabelece que as escolas tenham cartazes com deveres do professor, entre os quais está a proibição de usar sua posição para cooptar alunos para qualquer corrente política, ideológica ou partidária. Além disso, o professor não poderá incitar os alunos a participar de manifestações e deverá indicar as principais teorias sobre questões políticas, socioculturais e econômicas.