sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Detran-Ma disponibiliza serviços pela internet

O dia-a-dia do maranhense está cada vez mais corrido. Perder tempo tendo que ir a órgãos para resolver pequenos problemas está cada vez mais inviável e por isso acessá-los via internet é uma ótima saída. Vários serviços estão disponíveis no site do Detran-MA como: o acompanhamento de processos de veículos novos, o acesso ao andamento do serviço de emissão e entrega do CRLV e, hoje, até a impressão de boletos para pagamento das taxas cobradas pelo órgão. Este último foi incluído agora no mês de abril e inicialmente é direcionado para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

 

Para obtenção da 1ª CNH, ou seja, sair da Permissão para Dirigir (PPD) e passar para a carteira permanente, o usuário não precisa mais se dirigir a um posto ou sede do Detran-MA, pode fazer tudo pela internet e somente aguardar o documento chegar em casa, com a comodidade de, inclusive, acompanhar o processo todo até a emissão e finalmente, a entrega que pode ser feita pelos Correios.

 

 

O acompanhamento de processos está disponível para os serviços que envolvem veículos também, quem fez o pagamento do licenciamento ou acabou de adquirir um veículo, pode verificar se o CRLV já foi emitido, que dia foi postado pelos Correios e ter acesso ao código de rastreio dos Correios para saber quando o documento vai chegar em casa. Para quem acabou de comprar um carro, vai ser possível saber se, por exemplo, a placa do carro novo está pronta.

 

 

Todos os serviços podem ser acessados por meio do ícone “serviços” na coluna da direita da página do Detran-MA ( Link ). Basta que o usuário tenha o número do Renavam para acessar os serviços de veículos, e o número do CPF, para os serviços de habilitação.

A grande demanda pelas CNHs – Em todo o estado, são emitidas cerca de 20 mil CNHs por mês. Em 2014, foram emitidas mais de 65 mil CNHs permanentes para quem renovou o documento e deixou de ser permissionado (habilitado com a PPD). Atualmente, mais de 750 mil pessoas possuem CNH no Maranhão.

– Publicidade –

Outros destaques