sexta-feira, 21 de junho de 2024

Vacinação antirrábica deve imunizar mais de 13 mil animais em Paço do Lumiar

O Mutirão de Vacinação Antirrábica acontece neste sábado (27), em Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís. No Dia D de imunização, a meta da campanha é vacinar 13.172 animais no município. As doses estarão disponíveis nos postos fixos de vacinação, que atenderão das 8h às 17h.

 

A chefe da Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar (Semus), Andreia Dutra, informou que a vacinação acontece apenas uma vez por ano. Mas, como houve registros da doença no município, por determinação do Ministério da Saúde, a campanha deve ser reforçada. “Fizemos uma campanha em abril deste ano e estamos voltando a reforçar agora”, informou.

 

Ainda de acordo com a chefe da Divisão de Zoonoses, entre 2011 a 2014 foram registrados 15 animais infectados no município. Segundo o levantamento da Divisão de Zoonoses, 9.200 cães e 3.972 gatos estão catalogados em todo o município, números referentes a animais domiciliados.

 

Andreia Dutra alertou que é importante levar o cão para vacinar, pois a dose só imuniza durante um ano, e pontuou, também, que em caso de suspeita da doença é importante monitorar os sintomas por 10 dias, período de incubação da doença. “Se o animal apresentar alteração de comportamento, modificação no latido e ignorar o chamado do dono, além de ter aversão à claridade, ao vento e à água quando bebe, atente que as aversões são sintomas observados nos humanos também. É fundamental que a Divisão de Zoonose seja notificada”, enfatizou.

 

A vacinação de cães e gatos é feita durante o ano todo, na Divisão de Zoonoses, da Semus de Paço do Lumiar, no CSU, e não há restrição, salvo se o animal estiver muito debilitado.

 

Transmissão

 

A raiva é transmitida por um vírus, que pode acometer os mamíferos, inclusive, humanos. Não há cura para a doença, causando morte em quase 100% dos casos. A transmissão é feita pelo contato com a saliva dos animais infectados, ocorrendo principalmente por meio de mordeduras e arranhões.

 

Confira abaixo os postos de vacinação:

  

Maiobão

 

Ponto final dos ônibus, na Avenida 8;

Convento, na Avenida 4;

Pró-verde, na Avenida 2;

Bar do Palheta, na Avenida 13;

Viva Maiobão, na Avenida 15;

C.S.U, na Avenida 13.

 

Tambaú

 

Praça central

Ponto final dos ônibus

 

Vila Nazaré

 

Campo, Armarinho Floresta.

Bar do Jafá, na Avenida 10.

 

Paranã 1

 

Igreja Guardalupe

 

Alto Paranã III

 

Bar point do Daniel, na Avenida 3.

 

Lima Verde

 

Igreja Católica Nossa Senhora do Carmo

 

Presidente Vargas

 

Igreja Assembleia de Deus

 

Saramanta II

 

Mercearia e Variedade, próximo ao Bar da dona Joana.

– Publicidade –

Outros destaques