domingo, 23 de junho de 2024

Dia Mundial do Café: quais os principais benefícios da segunda bebida mais consumida no Brasil

O café, além de versátil, possui uma variedade de componentes com efeitos benéficos para a nossa saúde, entre eles a famosa cafeína

O café é mesmo uma paixão nacional e tem ganhado cada vez mais adeptos, especialmente entre as gerações mais jovens, graças às combinações e inovações das cafeterias e indústrias de café. E não é à toa que é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. O café, além de versátil, possui uma variedade de componentes com efeitos benéficos para a nossa saúde, entre eles a famosa cafeína!
 

A cafeína é a substância mais ingerida em todo o mundo, encontrada em mais de 60 plantas, incluindo grãos de café, cacau e folhas de chá. Atua como um potente estimulante do sistema nervoso central (SNC), promovendo benefícios que não foram observados com o consumo de bebidas descafeinadas, como a melhora do humor, do foco e do estado de alerta.

A cafeína bloqueia os efeitos da adenosina, o hormônio responsável pelo aumento da sensação de cansaço, além de ampliar a atividade da dopamina, que estimula o cérebro, melhorando o humor, foco e estado de alerta“, afirma Carolina Tavares, nutricionista da Vitamine-se, marca brasileira que combina inteligência de dados e suplementos de alta qualidade.

Mas se engana quem acha que os seus benefícios param por aí. Devido ao seu efeito estimulante no sistema nervoso central, a cafeína também pode favorecer seu desempenho físico nos exercícios. “Por estimular o SNC, a cafeína eleva os batimentos cardíacos e aumenta a pressão sanguínea, o que faz com que chegue mais sangue, rico em oxigênio e nutrientes, de forma mais rápida, nas células musculares. Além disso, também favorece o uso das gorduras como fonte de energia, poupando combustível (glicogênio) para os músculos, o que ajuda a reduzir a fadiga, favorecendo a performance“, completa a especialista.

E se você não gosta de café, não se preocupe! Hoje, já é possível encontrar bebidas funcionais em pó, sem adição de açúcares, feitas com extratos naturais de frutas, cafeína e outros componentes para ajudar a dar mais energia, foco e disposição.

“No mercado já estão disponíveis bebidas funcionais em pó, compostas por cafeína, vitaminas do complexo B e outros componentes que ajudam a dar energia, foco e disposição, contribuindo, ainda, com o consumo de polifenóis e antocianinas, substâncias com alto poder antioxidante”, conclui Carolina Tavares.

Sobre a Vitamine-se
 

A Vitamine-se é uma marca brasileira que combina inteligência de dados e suplementos de altíssima qualidade para oferecer uma nutrição personalizada para cada pessoa, com base em seus objetivos, necessidades e estilo de vida. A empresa desenvolve um Quiz em parceria com nutricionistas, com perguntas fundamentais sobre você e seu dia a dia. Ao final, recomenda um pack personalizado com os melhores nutrientes. Quando sua suplementação está diretamente alinhada aos seus objetivos, os resultados são ainda melhores.

– Publicidade –

Outros destaques