Nesta quarta-feira (1º) é comemorado o Dia Nacional do Selo no Brasil. Esta data homenageia a emissão do primeiro selo postal pelos Correios brasileiros, em 1º de agosto de 1843.
O Dia do Selo é celebrado principalmente entre os funcionários dos Correios e os filatelistas – pessoas que colecionam selos – que, normalmente, promovem exposições ou produzem selos especiais comemorativos.
O Brasil é conhecido como o segundo país do mundo a aprovar o uso de selos postais nas correspondências, em 1843, sendo antecedido apenas pela Inglaterra (criadora do sistema de selos postais).
Dia do Selo
Os selos postais foram criados numa tentativa de evitar prejuízos com a devolução das correspondências. Antigamente, o pagamento das cartas era feito pelos destinatários, caso este não aceitasse a correspondência, o correio ficava no prejuízo.
O diretor do sistema de correios de Londres, Rowland Hill descobriu que as pessoas utilizavam códigos secretos nos envelopes para se comunicar com outras pessoas, sem a necessidade de receber a carta e, consequentemente, sem precisar pagar por ela.
Com a chamada “reforma postal”, em 3 de dezembro de 1839, a Inglaterra emitiu o primeiro selo postal, fazendo com que o remetente tivesse que pagar o envio da carta antecipadamente, evitando prejuízos para o sistema de correios.
O primeiro selo inglês se chamava “Penny Black”, enquanto que os brasileiros ficaram conhecidos por “Olho-de-boi”, pois os valores de 30, 60 e 90 réis estavam inscritos numa esfera que lembrava a semente de mesmo nome.
Atualmente, os selos ‘Olho-de-boi’ são as estampas brasileiras mais disputadas pelos colecionadores.