sábado, 4 de fevereiro de 2023

Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna é comemorado hoje (28)

O Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna é comemorado nesta quinta-feira (28), e tem como foco principal divulgar os direitos das mulheres à saúde e à maternidade segura. Os últimos dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a taxa de mortalidade caiu de 120 mães por 100 mil nascidos vivos para 69 mães por 100 mil nascidos vivos.

A taxa considerada aceitável pela OMS é de 20 por 100 mil.

 

No Estado do Maranhão, de acordo com o Departamento Estadual de Atenção à Saúde da Mulher,no ano de 2014, 86 mulheres morreram por complicações no parto, durante ou após a gestação.

 

A meta do país é reduzir os óbitos maternos a 35 para cada 100 mil nascidos vivos até o final do ano, entretando, o índice ainda está em torno de 62 mortes por 100 mil, o que significa que o país ainda está longe de conseguir alcançar a meta.

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), e a Secretaria de Estado da Mulher (SEM), adotaram algumas estratégias para garantir o acesso universal a serviços qualificados de assistência materno infantil, dentre elas, parcerias com os municípios, pois eles são responsáveis pela identificação do risco de forma precoce para encaminhar a uma referência de atendimento especializado.

 

 A SES, destacou também a ampliação de leitos obstétricos e leitos neonatais, além de iniciar o modelo de boas práticas de assistência ao parto na rede SUS e da regulação obstétrica – acabando, dessa forma, com a peregrinação das mulheres na hora de encontrar um hospital para realizar o parto, como importantes ações no combate à mortalidade de mães e bebês.

– Publicidade –

Outros destaques