quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Dicas de como perder barriga em casa mudando os hábitos alimentares 

Não tem muito jeito, quando se quer perder barriga, a primeira coisa a se fazer é mudar os seus hábitos alimentares. Pode ser difícil no começo, mas já no primeiro mês, você vai poder ver a diferença, e de bônus ainda aumentar a sua disposição e saúde.

1. Contagem de calorias

É sempre bom saber quantas calorias você pode consumir no dia e quantas você está realmente ingerindo, pois caso você esteja ingerindo muito mais do que consome, perder a barriga vai ser muito complicado.

Você pode procurar dicas aqui mesmo em nosso site que te ajudem a ter uma ideia de quantas calorias deve perder, baseado na sua altura e gênero, ou procurar um nutricionista, que certamente vai te ajudar a fazer um cardápio balanceado. Mas caso você não tenha tempo ou dinheiro para um nutricionista, leia com atenção as dicas que vão vir a seguir de como perder barriga em casa.

2. Trocar o tipo de carboidrato contido no cardápio

Para realizarmos as nossas atividades físicas diárias, precisamos de energia, e ela provém dos carboidratos. Porém, farinha branca, açúcar refinado e o arroz branco possuem um tipo de carboidrato que é metabolizado mais rápido pelo corpo, por isso aproveitamos muito pouco sua energia e acabamos ficando com fome mais rápido. E como eles contêm muitas calorias, acabamos reservando boa parte das nossas calorias diárias em alimentos que não são ricos nutritivamente e cuja energia não é muito bem aproveitada. Por isso, acabamos ganhando peso, porque o corpo não tem o que fazer com essa reserva alimentar.

No entanto, nós precisamos de energia para sobreviver, então o ideal é consumir carboidratos que são metabolizados mais lentamente, ou seja, que geram energia para o nosso corpo de forma mais equilibrada. Entre estes carboidratos, estão os grãos integrais, como o arroz integral e o pão integral. Mas atente-se sempre para as letras pequenas das embalagens, muitas vezes o alimento se diz integral, mas ele é parcialmente integral, tendo a farinha branca como um dos ingredientes.

3. Cortar o sal refinado e a comida gordurosa

Comida de boteco é irresistível e parece ser o melhor amigo da cerveja no happy hour com os amigos; a batata frita, o frango a passarinho, a porção de pastel… Porém, eles não são os seus melhores amigos se você está realmente querendo perder barriga.

O colesterol, contido em frituras como as citadas anteriormente, são praticamente não aproveitados pelo corpo, pois o nosso organismo já produz a gordura que precisamos. Elas não só podem causar doenças no fígado, a longo prazo, mas elas podem começar a acumular cada vez mais a gordura que você está querendo perder. Então, este é o passo mais importante: diminuir as frituras nas refeições.

Então, opte por carnes magras e grelhadas ou cozidas. E esta dica, aliada com as outras, certamente fará uma grande diferença.

O sal, grande amigo do sabor nos alimentos, também, deve ser ingerido em menor quantidade, e se possível, trocar o sal refinado pelo sal do himalaia (sal rosa), pois a alta concentração de sódio no nosso corpo faz o processo metabólico ser muito menos eficiente.

4. Colocar mais vegetais e frutas no cardápio

Os vegetais e as frutas são alimentos ricos em vitaminas e fibras e, se consumidos com pouco sal e gordura, eles podem ter níveis calóricos bem menores quando comparado a outros alimentos. É difícil generalizar todos, pois cada um possui propriedades específicas, mas por exemplo, algo muito conhecido nos dias de hoje é o suco detox.

Há variações de receitas do suco detox, mas normalmente ele vai conter couve, limão, maçã e gengibre. Essa combinação, por exemplo, pode fornecer bastante energia para quem procura como perder barriga em casa, e as propriedades de seus ingredientes podem ajudar a limpar a gordura extra e radicais livres do corpo.

5. Beber muita água

Talvez este seja o item que mais aparece em todos os textos de saúde. A água ajuda a limpar o nosso organismo, ela ainda hidrata e faz o nosso corpo trabalhar com mais vigor, além de não ter caloria nenhuma. A quantidade perfeita não existe, há estudos que podem dizer 3L, outros de 10 copos. Não é necessário seguir à risca, mas tente pelo menos substituir refrigerantes, sucos e chás industrializados pela água. Isto já vai fazer uma grande diferença.

6. Não pular o café da manhã

O seu corpo vai trabalhar muito mais eficientemente caso ele seja alimentado logo no começo do dia, pois ele precisa de energia para as atividades que vão ser feitas ao longo do dia e a reserva desta energia já acontece no café da manhã.

Os alimentos a serem consumidos também são de vital importância. Opte por pães integrais ou cereais integrais (que vão dar o carboidrato de digestão lenta); iogurte, leite desnatados, ovo cozido ou mexido (que vão dar a proteína para alimentar os músculos); um suco detox (que vem cheio de vitaminas e propriedades para ajudar na retirada da gordura do sangue); ou outras frutas de sua preferência, sempre tentando respeitar a quantidade de calorias que você deve ingerir pela manhã.

7. Parar ou diminuir o cigarro e a bebida alcóolica

Para aqueles que possuem um desses vícios, talvez esta seja a dica mais complicada de seguir, e também a que mais deve ser sugerida a eles por qualquer pessoa que não fume ou beba. Tanto o cigarro quanto a bebida alcóolica, quando ingeridos constante e excessivamente, podem causar danos no nosso corpo que serão muito difíceis de reverter. O organismo vai funcionar com menos eficiência e vai ser muito mais difícil de perder o peso e o vício. Se aliado à vida sedentária, fica cada vez mais complicado de se perder a barriga.

8. Não se alimentar muito à noite

A não ser que você trabalhe à noite e precise da energia dos alimentos para sobreviver, o ideal é não se alimentar muito perto do horário de dormir. O jantar deve ser mais leve que o almoço, principalmente, com menos carboidratos.

Normalmente, as atividades físicas estão mais concentradas durante o dia, então é neste período que você precisará da energia dos alimentos. Quando fizer exercício físico, muito pesado, é sempre bom comer um pouco mais antes e depois deles.

9. Evitar comer fora de casa, principalmente fast food

Quando comemos fora de casa, é muito difícil saber como as comidas são preparadas e a qualidades dos produtos que são utilizados em determinado restaurante. Por exemplo, de quanto em quanto tempo eles trocam o óleo da fritura (que já é bom evitar de qualquer jeito), a quantidade de ingredientes artificiais utilizados, quanto açúcar e sal refinado são utilizados na preparação, etc.

Se você já é familiarizado com o dono e confia na qualidade da comida, não teria problema. Mas é bom ressaltar que o ideal é evitar ao máximo fast food, pois fica muito mais difícil perder peso se a comida que você está ingerindo não possui qualidade nutritiva, e ainda atrapalha todo o processo de digestão e metabolismo.

10. Utilizar suplementos

Caso a dieta esteja muito difícil de fazer, há suplementos que você pode tomar que te ajudam a perder peso, pois queimam gorduras e aumentam o metabolismo, como é o caso de alguns suplementos termogênicos. Outros suplementos que também podem auxiliar na aceleração do metabolismo são os que contêm vitamina B, CLA, zinco e selênio.

– Publicidade –

Outros destaques