terça-feira, 16 de abril de 2024

Dilma amplia vantagem sobre Marina no 1º turno, mas empata no 2º, diz Ibope

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, ampliou a vantagem sobre a candidata Marina Silva (PSB) para nove pontos percentuais na corrida à Presidência da República, informou pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23). Na semana passada, essa distância era de seis pontos percentuais. No segundo turno, porém, elas estão empatadas.

 

O levantamento, encomendado pelo jornal O Estado de S.Paulo e TV Globo, mostra que, no primeiro turno, Dilma tem 38% das intenções de voto, contra 29% de Marina Silva e 19% do candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves. Na pesquisa anterior, feita na semana passada, a presidente aparecia com 36% da preferência e a ex-senadora, com 30%. Aécio manteve os 19% conquistados na semana passada.

 

O candidato Everaldo Pereira (PSC) tem 1% das intenções de voto — mesmo percentual da pesquisa anterior. Os votos brancos e nulos seriam 7% do total (mesmo nível da pesquisa anterior), e os eleitores indecisos totalizam 5% nesta pesquisa (contra 6% da semana anterior).

 

A pesquisa levou em conta 3.010 entrevistas feitas com eleitores de 296 cidades do País entre o último sábado (20) e a última segunda-feira (22). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00755/2014.

 

Segundo turno

 

O Ibope também simulou dois cenários de segundo turno. No primeiro, com Dilma Rousseff (PT) contra Marina Silva (PSB), as duas candidatas têm 41% das intenções de voto cada uma. Na semana passada, Marina estava numericamente à frente, com 43% contra 41% da presidente.

 

Considerando um segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), a presidente teria 46% das intenções de voto, contra 35% do tucano. No último levantamento, o placar ficou em 44% a 37% para a petista.

– Publicidade –

Outros destaques