domingo, 4 de dezembro de 2022

Segundo Ibope, Dilma Rousseff e Marina Silva fariam 2º turno

Nova pesquisa Ibope sobre a corrida à Presidência da República, divulgada nesta quarta-feira (3), mostra que as candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) iriam para o segundo turno. De acordo com o levantamento, a candidata do PT tem 37% das intenções de voto, enquanto a ex-ministra do Meio Ambiente é a favorita de 33% do eleitorado.

 

O resultado indica empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No levantamento anterior, feito no fim de agosto, Dilma tem 34% das intenções de voto, contra 29% de Marina Silva e 19% de Aécio Neves.

 

Em terceiro lugar aparece o candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, com 15%. Everaldo Pereira (PSC) aparece na quarta colocação, com 1% da preferência. Os candidatos Luciana Genro (PSOL), José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi não chegaram a um ponto percentual, mas, juntos, têm 2%.

 

Os votos nulos e brancos totalizam 7%. Outros 5% dos entrevistados se disseram indecisos — não sabem ou não responderam. A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Estado de S.Paulo e TV Globo.

 

A pesquisa ouviu 2.056 eleitores entre 31 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00514/2014.

 

Segundo turno

 

O Ibope também simulou dois cenários de segundo turno. Em uma primeira simulação, entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a presidente tem 39% e seria derrotada pela ex-senadora, que aparece com 46%. Os votos brancos e nulos seriam 8% do total, enquanto 6% não sabem ou não responderam à pesquisa.

 

Em outra simulação, com Dilma contra Aécio Neves, a presidente teria 47% das intenções de voto, contra 34% do tucano. Os votos brancos e nulos seriam 11%, enquanto 8% não responderam ao levantamento.

 

O Ibope não simulou segundo turno entre Marina Silva e Aécio Neves.

 

 

– Publicidade –

Outros destaques