sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Disque Denúncia intensifica ações para encontrar foragidos

O Disque Denúncia, sistema da polícia que é destinado a receber informações anônimas da população sobre qualquer irregularidade, desenvolveu o programa “PROCURADO”, que pretende encontrar pessoas que estão foragidas da justiça, através de cartazes, com a foto dos principais criminosos e informações sobre os crimes que cometeram.

A partir de uma ação conjunta com a Polícia Civil, são selecionados  os criminosos que irão fazer parte do programa, independente do crime cometido e após a existência do mandado de prisão.

“Não existe um policial em cada esquina, mas existe sim um cidadão que viu ou ouviu alguma coisa, e é com esse cidadão que o Disque Denúncia conta para receber informações anônimas durante 24hs até em arquivos de foto, áudio e vídeo que possam contribuir no combate a criminalidade”, pontua o coordenador do Disque Denúncia no Maranhão, Erik Moraes.

As denúncias podem ser feitas de três formas, e-mail, skype e whatssap. No ato da denúncia, a pessoa que dando as informações recebe um código que registra o ocorrido.

Depois de trinta dias o denunciante pode entrar em contato novamente, caso o pessoa ou o problema denunciado não tenha tido solução.

Através do whatssap são feitas em média 50 denúncias por dia. O aplicativo já contribuiu com a prisão de mais de 100 pessoas. Depois que essa tecnologia foi inaugurada, houve um acréscimo de 37,37% na demanda de denúncias, o anonimato da pessoa é respeitado.

– Publicidade –

Outros destaques