O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), divulgou a relação dos professores classificados para participar do Programa de Aperfeiçoamento para Professores do Ensino Médio (PAPMEM). O programa é resultado de parceira entre a Secti, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A relação dos classificados pode ser consultada no site da Secti no endereço www.secti.ma.gov.br.
Em razão da grande demanda a Secti, em caráter excepcional, está admitindo como alunos 40 candidatos excedentes com direito a participar do programa e receber a respectiva certificação, cumpridas as exigências de frequência. Com isso o número de participantes no curso, que a princípio seria 40, foi ampliado para 80, como explicou o secretário-adjunto de Tecnologia da Secti, Nivaldo Muniz.
As aulas começam na próxima segunda-feira (18), a partir das 8h, e acontecem até sexta-feira (22) em horário integral (manhã e tarde). As atividades de cada dia consistem em aulas teóricas pela da manhã, expositivas e transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para Secti. Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde consistem em aulas práticas (resolução de exercícios) conduzidas localmente.
Os selecionados devem se apresentar às 8h de segunda-feira na recepção da Unidade Plena do Iema São Luís, antigo colégio Marista. “Cada aluno-professor precisa se dedicar integralmente às atividades a serem realizadas”, enfatizou Nivaldo.
O curso tem como objetivo contribuir para que os professores tenham maior domínio do conteúdo ensinado na sala de aula. A seleção dos professores se deu por meio de edital lançado pela Secti onde foram disponibilizadas 40 vagas, prioritariamente para professores da rede pública de ensino. Mais de duzentos candidatos se inscreveram na chamada pública.