domingo, 22 de dezembro de 2024

Documentário Mar de lixo de Taciano Brito premiado em três categorias no Festival Guarnicê

Com direção de Taciano Brito, o documentário “Mar de Lixo” foi destaque na 46° edição do Festival Guarnicê de Cinema, que aconteceu entre os dias 9 a 16 de junho em São Luís, Maranhão, com exibições presenciais e virtuais por meio da plataforma e aplicativo CineGuarnicê.

“Mar de Lixo” foi premiado em três categorias: na Mostra competitiva de Longas-metragens Maranhenses, com o “Prêmio Assembleia Bernardo Almeida”, como melhor longa-metragem maranhense; Melhor montagem/edição e Melhor desenho de som.
Taciano Brito, também, recebeu o troféu Guarnicê para Melhor Filme Publicitário, com “Rua do Giz”.

MAR DE LIXO
O documentário de 75 minutos faz uma reflexão sobre a relação do lixo com a sociedade e o meio em que vivemos, ressaltando a importância da preservação da água como elemento fundamental para vida.
“A gente começou a construir o documentário em 2015, ficou um tempo parado, porque ele era um projeto totalmente independente, mas na pandemia a gente resolveu tirá-lo da gaveta e voltar a buscar patrocínios e incentivos”, diz o diretor Taciano Brito.

Taciano conta ainda que só em 2022 conseguiu pré-lançar o filme que, de acordo com ele, é um projeto de educação ambiental. “Na verdade, o filme é o produto principal de um projeto de educação ambiental. A ideia é exibir o filme para as escolas, para as comunidades e que ele seja usado como ferramenta de educação ambiental, gerar aquele impacto Inicial, a comoção, sensibilização e quem sabe a transformação”, pontua.

O documentário foi construído a partir de entrevistas com especialistas, ativistas e gestores de resíduos. Nas temáticas abordadas pelos entrevistados estão o descarte irregular, poluição de rios, praias, mangues; as cooperativas de reciclagem, a política nacional dos resíduos sólidos, a responsabilidade dos grandes geradores, e a importância da redução e conscientização do consumo.

Sobre os planos para o documentário, Taciano Britto conta que a ideia é até o final do ano ampliar a distribuição. “Pretendemos levar Mar de Lixo para as salas de cinema, TV e plataformas de streaming, além de poder fazer ações em paralelo em escolas”, diz.

O Filme foi patrocinado pela Equatorial Energia, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

FICHA TÉCNICA
Direção e Roteiro: Taciano Brito.
Produção Executiva: Carolina Jordão e Taciano Brito
Fotografia: Taciano Britto e Fabio Barros.
Edição: Markim Araújo .
Arte: Amanda Travassos e Luciano Barteix.
Trilha sonora: Fábio Barros. Desenho de som: Fábio Barros. Elenco: Aurea Maranhão.
Narração e textos: Celso Borges
Produção: Katufilm.

Texto: Anne Glauce Freire
Esp. Jornalismo Cultural

– Publicidade –

Outros destaques