quarta-feira, 19 de junho de 2024

Doença transforma músculos e tendões de menina em ossos

Ni min, de 14 anos, da província de Sichuan, na China, foi pega de surpresa ao descobrir por que seus tornozelos doíam tanto. Diagnosticada com uma doença extremamente rara, a adolescente recebeu a notícia de que seus tendões e músculos estão virando osso. 

Os médicos do hospital que atenderam a adolescente disseram que Ni sofre de fibrodisplasia ossificante progressiva e que apenas 600 casos como esse já foram registrados no mundo. A doença, que não tem cura, é considerada uma das doenças genéticas mais incapacitantes. Ela faz com que ossos se formem em músculos, tendões, ligamentos e outros tecidos conectivos. Ao longo do tempo, este “osso adicional” progressivamente restringe o movimento, formando um segundo esqueleto que aprisiona o corpo.  

A condição eventualmente resulta em uma morte horrível quando a cartilagem que segura as costelas também solidifica, tornando impossível respirar. 

Os pacientes eventualmente sufocam ou sofrem paradas cardíaca em massa, já que seus corpos tentam obter oxigênio suficiente para funcionar.   

No momento, Ni está sendo medicada e ainda apresenta um quadro clínico estável. De acordo com seu médico, Zhang Keqin, ela está sendo medicada.   

? Vamos ver como isso vai se desenrolar nos próximos seis meses. A partir daí poderei analisá-la com base na forma em que seu corpo reage.

– Publicidade –

Outros destaques