sábado, 11 de janeiro de 2025

Economia do Maranhão deve crescer 2,8% em 2024, acima do Brasil, estima pesquisa de banco

Seguindo o bom desempenho mostrado no período pós-pandemia, o Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão deve aumentar 2,8% este ano, estima o Santander. Se confirmada a expectativa, o estado terá crescimento acima do previsto para o PIB brasileiro, de 2% em 2024, assim como da média da região Nordeste (2,3%).

Em 2025, enquanto a economia brasileira deve se expandir em 1,8%, a alta prevista para o PIB maranhense também é superior, de 2,6%. Os números estão em estudo especial que apresenta estimativas do banco por estados e regiões para o horizonte de 2022 a 2025. Os últimos dados oficiais do IBGE para as economias estaduais foram publicados em 2021.

“Os serviços indicam tendência consistente de expansão no Maranhão, que tem sido um dos destaques deste setor entre os estados nordestinos nos últimos anos”, afirma Gabriel Couto, economista responsável pelo levantamento ao lado dos economistas Henrique Danyi e Rodolfo Pavan.

Nas projeções da instituição para o estado maranhense, o PIB dos serviços vai avançar 3% este ano e também no próximo. Segundo as informações mais recentes do IBGE, os serviços são o segmento mais importante na economia do Maranhão, com peso de 74% na economia local.

A indústria também vai contribuir positivamente com o PIB maranhense em 2024 e 2025, com altas de 4% em ambos os anos, calcula o Santander. A atividade industrial responde por 17,3% da economia do Maranhão, observa Couto. “A indústria vai voltar a acelerar em 2024, tanto no estado quanto na região Nordeste como um todo”, aponta o economista.

Por fim, para o PIB agropecuário do Maranhão, o Santander espera estabilidade este ano e retração de 2% em 2025, após forte expansão observada em 2023, de 8%. “A agropecuária representa 8,7% do PIB maranhense. Portanto, a desaceleração desse segmento em relação aos anos anteriores não tem tanto impacto negativo na economia local”, conclui Couto.

– Publicidade –

Outros destaques