sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Economia: mercado brasileiro, IGP-10 e reunião do conselho monetário

Foto arquivo: Rovena Rosa/ABr

Mercado brasileiro na contramão

A publicação da última ata do Banco Central Americano, nesta última quarta-feira (17), fez os mercados internacionais recuarem, gerando realizações após altas recentes. Enquanto no Brasil, o Ibovespa se descolou do movimento internacional e fechou no positivo com alta de 0,17%, ficando nos 113.707 pontos, influenciado pelo movimento de valorização de 1,42% do petróleo tipo brent, que fechou em $93,65 o barril.

IGP-10 em queda

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas divulgou Índice Geral de Preços 10 (IGP-10) do mês de agosto, que registrou queda de 0,69%. No mês anterior, o índice havia registrado variação positiva de 0,60%, indicando uma desaceleração da inflação. Com isso, o índice acumula alta de 8,43% no ano e de 8,82% em 12 meses. O IGP-10 confirma a tendência apurada pela última leitura do IPCA, que é de deflação.

Conselho monetário se reúne na sexta-feira

Nesta sexta feira (19), o Conselho Monetário Nacional (CMN) se reúne. É o órgão responsável por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.

Wagner Matos – economista

– Publicidade –

Outros destaques