quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Educação Superior! Mais de 33 mil estudantes realizaram prova do PAES 2023, na UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, neste domingo (27), das 13h30 às 18h30, a prova em etapa única do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2023. Ao todo, foram contabilizadas 33.029 inscrições. Os candidatos contaram com 23 locais de prova, sendo 20 deles na UEMA, campus São Luís, e três na da Região Tocantina. Os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h.

O presidente da Comissão de Concursos e Vestibulares, Sampaio de Matos, destacou o que os candidatos aprovados no vestibular da UEMA podem esperar da instituição. “Pesquisa, ensino e extensão. Esse tripé faz parte da Universidade Estadual do Maranhão e também pode esperar que, aqui, ele vai ter toda a tranquilidade e muito trabalho, corpo docente qualificado”, delcarou.

A estudante Flaviane Nascimento falou sobre a expectativa para a prova. “Foi um momento difícil, porque é próximo do Enem. Então, a gente tem que dividir as matérias e eu estou muito ansiosa, mas, se Deus quiser, vai dar certo”. Flaviane ainda contou que pretende fazer o curso de Engenharia Civil. “Muitas pessoas falam que a UEMA é ótima e, por isso, minha expectativa é muito grande para passar no curso que quero fazer, que é Engenharia Civil”, afirmou a estudante.

O vestibular destina-se ao preenchimento de 4.320 vagas para o primeiro e segundo semestres do próximo ano. Os cursos de graduação são oferecidos na UEMA e 905 vagas da UEMASUL. A arquiteta Amanda Oliveira disse que vai tentar uma segunda formação. “Agora vou tentar fazer Medicina e será um desafio porque é um curso diferente da área que atuo. A UEMA valoriza muito nosso Maranhão e isso me empolga muito porque me estimula a estudar sobre a história do Maranhão”, pontuou Amanda.  

A prova em etapa única é constituída de 60 questões de múltipla escolha e redação. As questões de Língua Portuguesa e Literatura e a Produção Textual têm como referência textos nacionais e as seguintes obras literárias: “Cazuza”- Viriato Correia; “Uma ideia toda azul”– Marina Colasanti; “Perto do coração selvagem”– Clarice Lispector.

Nesta edição, os cursos mais concorridos do vestibular são o de Formação de Oficiais Polícia Militar – sistema universal/feminino, com 146,43 candidatas por vaga; Medicina (Campus Imperatriz – UEMASUL) – sistema universal, com 131,56 candidatos por vaga; e o Curso de Formação de Oficiais Polícia Militar – cota para negros/feminino, com 128 candidatas por vaga.

– Publicidade –

Outros destaques