terça-feira, 21 de maio de 2024

Elaborado plano de combate a enchentes no Estado

A Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e o Ministério da Integração Nacional estão elaborado o Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim. O objetivo é reduzir o efeito das enchentes. O trabalho está sendo realizado por uma equipe técnica que vai detectar as dificuldades da população e as áreas mais suscetíveis às enchentes. A pesquisa deve ser concluída no primeiro semestre do próximo ano.

 

O trabalho abrange 83 cidades, sendo que 75 possuem registros de enchentes entre os anos de 1985 e 2014. Em toda área, de 99 mil km², vivem 2 milhões de pessoas, cerca de 32% da população estadual.

 

A execução do plano será a partir dos diagnósticos e com a participação da população em audiências públicas nos municípios de Grajaú, Buriticupu, Pedreiras, Presidente Dutra, Vitória do Mearim e Santa Inês. A população atingida vai participar com sugestões de ações e com relatos de problemas. A Secretaria convocará as audiências públicas por meio de edital publicado em jornal de grande circulação, a partir de novembro e dezembro.

 

Para o secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Fredson Fróz, o estudo vai ajudar definir como os recursos para enchentes devem ser aplicados. “O Plano vai propor intervenções estruturais e alternativas para diminuir as enchentes, melhorando a qualidade de vida e a segurança da população”

 

O secretário destacou a necessidade de ouvir as pessoas, conhecer seus hábitos e necessidades. “Será uma importante ferramenta de planejamento para o Estado do Maranhão, órgãos federais e para os municípios”.

 

Fróz explicou que as obras e ações para combater as cheias serão definidas a partir do Plano. “A população poderá propor desde mudanças na legislação de uso e ocupação do solo até medidas mais radicais, que envolvam a revitalização de certas áreas. Tudo isso constará no plano e será avaliado pelas autoridades”.

– Publicidade –

Outros destaques