quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Eleições 2016 têm 83 candidatos e 575 eleitores presos

A menos de duas horas para o fechamento das seções eleitorais no País foram registrados 1.410 ocorrências. De acordo com informações do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, 83 candidatos foram detidos — houve ainda outras 66 ocorrências sem prisão envolvendo candidatos — e 575 eleitores foram presos — com 686 outras ocorrências. Entre os candidatos, boca de urna foi a principal causa das ocorrências: 61 com prisão e 39 sem prisão. A boca de urna também gerou a maioria das ocorrências entre os não candidatos: 333 com prisão e 383 sem prisão.

Os dados foram atualizados às 13h21, segundo Mendes. O presidente do TSE concedeu uma coletiva de imprensa por volta das 14h20 deste domingo (2).

Além disso, Mendes informou que até o início da tarde houve a substituição de 2.331 urnas — o equivalente a 0,5309% do total e nenhuma seção precisou realizar votação manual. Em números absolutos, a maior quantidade de substituição, até o momento, ocorreu no Rio de Janeiro: 441 urnas. Em porcentagem, houve mais substituições em Alagoas: 1,53% , que corresponde a 119 urnas eletrônicas. No Ceará, foram 152 urnas trocadas, sendo 79 em Fortaleza. Já em Sergipe, 45 urnas foram trocadas, de um total de 6.789 urnas, por apresentarem algum defeito. A maior parte delas foi substituída em Aracaju.

O ministro falou também que as campanhas deste ano, com a proibição de doações de empresas a candidatos, estão mais modestas e mostram um aspecto positivo da reforma política aprovada pelo Congresso, “independente de outros debates que possam ter”.

— Os gastos declarados em 2012 foram de R$ 6,240 bilhões, e até agora, nesta eleição, sem doação de pessoa jurídica, temos R$ 2,131 bilhões. Uma diferença significativa. O que talvez reflita um caráter mais modesto da campanha com as mudanças ocorridas na legislação.

Perguntado sobre a continuidade da prática de caixa dois, Gilmar Mendes disse que a Operação Lava Jato mostrou que a prática continuou a funcionar.

— Mas vamos admitir que, pelo menos no aspecto visual, os sinais mostram que as campanhas estão mais modestas. Isto é um dado positivo. Acho que houve redução de honorários, e de prolabore de marqueteiros.

Neste domingo, 144.088.912 de eleitores irão às urnas em 5.568 municípios brasileiros. De acordo com o TSE, o pleito deste ano tem 16.567 mil candidatos a prefeito e 436.376 candidatos a vereador em todo o País. Em São Paulo, o maior colégio eleitoral do País, 32.684.931 eleitores estão aptos a comparecer às urnas.

Apenas 92 municípios têm mais de 200 mil habitantes e, por isso, poderão ter segundo turno. Entre os eleitores, 68.767.634 são homens e 75.226.056, mulheres.

Segurança

Gilmar Mendes ainda descartou qualquer preocupação com a segurança de eleitores e candidatos. De acordo com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, que também participou da coletiva no início da tarde, houve ocorrências em apenas um município que conta com refoço de segurança da Força Nacional. São Luís (MA) teve uma urna incendiada e escolas atacadas na madrugada.

— Naqueles municípios onde estamos com forças federais, apenas na cidade de São Luís nós temos alteração a registrar. Lá, durante a madrugada, três escolas foram alvo de coqueteis molotov. Esses coqueteis foram devidamente apagados, não gerando incêndios.

Segundo ele, não houve problema para abertura das seções e, até o meio-dia, não havia nenhum outro tipo de alteração nos municípios que contam com apoio da Força Nacional.

– Publicidade –

Outros destaques