Se, num passado não tão distante, Justin Bieber, Selena Gomez, Ariana Grande e Demi Lovato eram vistos com olhar de desconfiança pelo público mais exigente, agora estes artistas mostram que, sim, é possível criar identidade própria dentro da indústria de massa e se consolidar como os artistas pop mais expressivos desta década.
Com uma trajetória marcada por rumores, romances e músicas que lideram paradas musicais ao redor do mundo, os quatro chegaram à cena global causando estranhamento, seja pela, até então, técnica musical “questionável”, ou pela imagem pública um tanto fragilizada de adolescentes prodígio.
Desde o início da década, os performers cresceram e, atualmente, conquistam o lugar ao sol e fãs que, antes, suspeitavam da música. Hoje, os quatro lideram as paradas musicais, lotam apresentações ao redor do globo e têm milhões de visualizações no YouTube, revelando que o pop deles veio pra marcar a geração, tornando-se verdadeiros ídolos pop.
Aos 24 anos, Selena Gomez, que já teve um affair com o canadense Justin Bieber, lançou em outubro de 2015 o segundo álbum de estúdio. Na semana de estreia, a cantora vendeu mais de 115 mil cópias nos Estados Unidos e ficou em primeiro lugar na Billboard 200, a parada musical mais expressiva. Ela emplacou os hits Good for You, Same Old Love e Hands to Myself entre as mais tocadas mundialmente. O primeiro álbum de estúdio de Selena, “Stars Dance” foi lançado em 2013 e rendeu o primeiro prêmio musical como artista revelação da MTV.
O canadense Justin Bieber, aos 22 anos, é conhecido pela controvérsia na carreira. De “menino inocente” a “garoto problema”, o cantor protagonizou polêmicas, como envolvimento com drogas e publicação de fotos com nudez. Como um dos primeiros da geração YouTube, o muso ficou conhecido por covers publicados na rede social. Os vídeos viralizaram e o cantor conquistou o primeiro contrato com a gravadora Islands Records, em 2009.
Na fase angelical, Bieber lançou o álbum de estreia, My World, ainda em 2009. Ele emplacou as músicas Baby, One Time, One Less Lonely e Favorite Girl no top da Billboard. O feito fez com que ele fosse o único artistas a ter quatro singles do disco de estreia na parada das 100 melhores da Billboard.
Dando sequência à estrada rumo ao sucesso, Bieber lançou o segundo álbum, Under the Mistletoe, em 2011, e vendeu 225 mil cópias na semana de lançamento. O destaque do álbum foi a faixa Boyfriend, que marcou a transição da carreira de cantor teen para a fase adulta. Em menos de um ano, o disco vendeu mais de três milhões de cópias. Aproveitando o calor do momento, lançou Believe, o terceiro álbum de estúdio. O disco estreou na primeira posição em mais de quinze países.
Já na fase adulta e consolidado como artista da geração, Bieber lançou Purpose, em 2015, com o single What Do You Mean?, que fez com que o astro retornasse às paradas mundiais e causasse espanto em quem antes não curtia o som do rapaz. A faixa Sorry, produzida pelo dj Skrillex, grudou na cabeça dos fãs.
Na pegada dos adolescentes que cresceram, Ariana Grande também desponta como uma das favoritas mundialmente. Ela, que começou como atriz no canal Nickelodeon, lançou o álbum de estreia, Yours Truly, em 2013. A faixa The Way foi o maior sucesso do disco e rendeu o troféu de artista revelação do ano pela Associação de Negócios Musicais de Nova York.
No ano seguinte, Ariana lançou o segundo álbum da carreira, My everything. Com forte influência da soul music, músicas do disco levaram a cantora ao evento Mulheres do Soul: uma performance na Casa Branca para cantar ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e à primeira-dama Michele Obama.
A música Problem, em parceria com a rapper Iggy Azalea, fez com que a cantora vendesse mais de 400 mil cópias na primeira semana e ficasse em primeiro lugar na Billboard.
Dangerous Woman, lançado em maio deste ano, é terceiro álbum da carreira de Ariana Grande. O disco surpreendeu a todos que se pegam dançando ou cantando o single Focus ou a faixa título do disco, Dangerous Woman, lançada em 11 de março.
A presença destes cantores na indústria musical demonstra um novo cenário para a cultura pop. Crescendo junto com mundo do business da indústria do entretenimento, eles prometem que ainda farão muito sucesso nas paradas musicais.