domingo, 26 de junho de 2022

G10 Editora

Escola Técnica do SUS formou mais de 24 mil no MA

Nos últimos oito anos, a Escola Técnica do SUS “Dra. Maria Nazareth Ramos de Neiva” (ETSUS) formou mais de 24 mil profissionais de saúde nos 217 municípios maranhenses. A unidade é uma instituição pública, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (SES), que oferece cursos de nível médio na área da saúde, formando profissionais que já trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS), porém sem a qualificação necessária.

 

Para a diretora da ETSUS, Dayana Dourado de Oliveira Costa, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que até pouco tempo não tinham um processo formativo institucionalizado que pudesse instrumentalizar sua prática profissional, foram beneficiados com a profissionalização. “Hoje podemos dizer que este quadro no estado do Maranhão não existe mais. A ETSUS até esta data já formou 17.129 agentes comunitário da saúde, na primeira etapa formativa do curso, planejando iniciar a Etapa Formativa II muito em breve”, ressaltou.

 

Além disto, a Escola totaliza ainda 4.275 ACS e 1.460 técnicos e auxiliares em Enfermagem com aperfeiçoamento em Atenção Primária em Saúde; 811 Técnicos e Auxiliares de Enfermagem com Aperfeiçoamento em Maternidade; 135 Técnicos em enfermagem aperfeiçoados em UTI Neonatal; 48 profissionais formados Técnicos em Hemoterapia, 245 Técnicos em Enfermagem e 68 Técnicos em Saúde Bucal. “Temos matriculado em nossa Escola, 21.838 profissionais das mais diversas áreas técnicas em saúde”, completa a coordenadora pedagógica da ETSUS, Luana Karonine Cordeiro Castro Tavares.

 

(Foto: Divulgação/SES)

– Publicidade –

Outros destaques