quarta-feira, 22 de maio de 2024

Empresa aposta no desenvolvimento interno de colaboradores e oferece oportunidade de crescimento profissional

Mais que um programa interno de treinamento e desenvolvimento de pessoas, trata-se de uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Assim podem ser resumidos os dois programas específicos de formação continuada adotados pelo Grupo Fribal: “Formando Líderes” que visa a formação em cargos gerenciais (subgerentes e gerentes) e “Formando Especialistas Açougueiros”, capacitação que reúne aulas teóricas e práticas, com temas que vão desde segurança no trabalho e qualidade; liderança e operação de gente aos temas mais técnicos como tipos de cortes de carne. O objetivo é formar e promover colaboradores que entram na empresa como vendedores balconistas ao cargo de açougueiros, que na Fribal são denominados de “Especialistas”.

E agora a Fribal acaba de formar mais duas turmas dessas duas escolas, resultando na promoção de 26 colaboradores. São oportunidades de capacitação gratuita para colaboradores açougueiros, balconistas e operadores de caixa.

A seleção dos alunos se dá após uma análise interna, e quem for aprovado ingressa na Escola. Após o curso, caso aprovado, o /a colaborador/ra estará apto para a promoção.

Dessa forma, a empresa não apenas aposta no aprimoramento técnico e gerencial de sua equipe, mas também na construção de um ambiente de trabalho motivador e profundamente alinhado com os valores e a cultura corporativa.

A iniciativa visa criar um ciclo virtuoso onde o desenvolvimento profissional contínuo é a pedra angular. Ao proporcionar oportunidades de estudo e ascensão dentro da própria estrutura organizacional, a Fribal está não só capacitando seus colaboradores, mas também fomentando um sentimento de pertencimento e lealdade que se reflete diretamente na produtividade e no clima organizacional.

Através das escolas de formação, a empresa promove uma cultura de aprendizado contínuo, inovação e colaboração. Esse processo não só prepara os colaboradores para assumirem posições de destaque dentro da empresa, mas também os capacita para enfrentarem os desafios do mercado com uma visão estratégica e integrada.

Segundo a Thayse Laíse Dias Araújo, analista de treinamento da área de Gestão de Gente, ao investir no desenvolvimento dos seus colaboradores, a empresa não apenas beneficia o indivíduo, mas também contribui para o desenvolvimento do mercado de trabalho e da economia local, criando um ciclo de crescimento sustentável que beneficia todos os envolvidos.

“Nós formamos agora 26 alunos, distribuídos entre as escolas de açougue e de liderança, que são os subgerentes. Estamos muito felizes com essa formatura, que representa mais um degrau na carreira e no crescimento profissional desses colegas. Nessa formação eles tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as outras áreas da Fribal, aprender mais sobre liderança, aspectos operacionais e o que é melhor, sendo formados por outros especialistas da casa. Concluímos essa formação com chave de ouro, pois tivemos um excelente aproveitamento, com rendimento de mais de 90% tanto em notas quanto em assiduidade. Ressaltamos para cada formando que essa formatura é apenas o começo de um futuro de muito sucesso, aprendizado e de crescimento para todos eles” resumiu Thayse Laíse.

Jhonatan Rodrigues Carvalho trabalha no Empório Fribal do Calhau Há 5 anos e acaba de ser promovido a líder de açougue. Para ele, a formação foi uma oportunidade de ouro:

“Me sinto muito feliz por mais esse grande passo que estou dando na minha vida, tanto pessoal, quanto profissional. Eu nem imaginava que poderia dar esse grande passo. Não foi fácil, tive que superar muitas barreiras, mas agradeço muito à Fribal pela oportunidade. Agora é estudar mais, seguir aprendendo mais pois diariamente podemos evoluir. Eu busco o meu melhor para poder passar às pessoas que estão chegando na empresa o mesmo aprendizado. Quando entrei eu não sabia nada sobre carnes e aprendi do jeito certo, com os melhores especialistas. Agora é crescer e compartilhar meu conhecimento também” declarou Johnatan.

João dos Santos de 32 anos, ressalta que foi graças à formação que conseguiu ser promovido de balconista à açougueiro, uma oportunidade que ele valorizou desde a primeira aula:

“O acolhimento foi primordial nesse processo de muita aprendizagem. Desde a recepção dos colegas, às aulas práticas e teóricas. No dia a dia a gente vai se aperfeiçoando. Particularmente, para mim foi um grande ganho pessoal e profissional essa formação. Eu devo muito à Fribal pela oportunidade e confiança. Quero ser um açougueiro de excelência e retribuir com meu trabalho essa grande chance”

Para o Presidente do Grupo Fribal Carlos Francisco de Oliveira a valorização das pessoas faz parte da gestão da empresa:

“Esse investimento que fazemos na formação interna é uma aposta no futuro. Ao desenvolver nossos talentos, estamos não apenas preparando a empresa para os desafios de amanhã, mas também mostrando aos nossos colaboradores que eles são uma parte valiosa do nosso sucesso. Isso cria um ambiente de trabalho onde a motivação e o engajamento são intrínsecos e no qual todos podem se desenvolver e crescer” enfatizou o Presidente.

Ao cultivar talentos internos e promover uma cultura de aprendizado a Fribal não apenas se prepara para o futuro, mas também redefine o significado de liderança e engajamento no ambiente corporativo.

– Publicidade –

Outros destaques