quarta-feira, 17 de abril de 2024

Empresa responsável por Terminal da Cohama tem processo por falta de manutenção desde 2019

Foto: Reprodução

A empresa Viação Primor LTDA., responsável pelo Terminal de Integração Cohama/Vinhais, vem sendo processada desde 2019 por falta de manutenção. A estrutura teve seu telhado quase todo arrancado após a chuva ocorrida no último sábado (19).

Leia também: Terminal interditado! Veja onde pegar ônibus que passam pelo bairro da Cohama

A ação corre na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís e tem autoria da prefeitura. Em 2016, uma vistoria do município constatou rompimento/ausência das calhas de drenagem, estruturas metálicas, buracos no pavimento e instalações elétricas em estado crítico. Após audiência, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) decidiu que o reparo do asfalto seria feito pela Prefeitura e, o resto das manutenções, pela empresa.

Até 11 de agosto de 2021, entretanto, a empresa não havia apresentado um cronograma de manutenção e conservação do terminal e nem realizado as medidas previstas, ambos exigidos pelo TJMA. Em 5 de novembro do mesmo ano, a Viação Primor entregou uma documentação, mas foi considerada insuficiente pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

No dia 2 de dezembro do ano passado, a Prefeitura de São Luís chegou a notificar a empresa para a estrutura metálica que dá sustentação ao telhado. O documento destaca que, “em diversos pontos, podem causar acidentes e comprometer até todo o resto da estrutura”.

“O principal risco verificado foram nas braçadeiras que sustentam e apoiam as terças e nas extremidades do telhado que exige maior solidez da estrutura para suportar as calhas de drenagem, que estão em risco iminente de rompímento”, diz o relatório da Prefeitura.

Nova audiência

Por conta do acontecimento do sábado (19), o juiz Douglas de Melo Martins convocou uma nova audiência de conciliação entre o Ministério Público, a SMTT, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA) e a Defesa Civil Municipal. A reunião acontecerá nesta terça-feira (22), às 8h30, na sala de reunião da Vara de Interesses Difusos.

Até agora, o Terminal Cohama/Vinhais está interditado e causa transtornos à população de São Luís.

– Publicidade –

Outros destaques