O Governo do Estado promoveu, nesta sexta-feira (04), uma rodada de negócios com empresários maranhenses e representantes da Coreia do Sul. A reunião foi organizada pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e com intermédio da Secretaria de Programas Especiais (Sepe). O objetivo foi reforçar a agenda de negócios e investimentos no âmbito do mercado internacional.
As empresas participantes possuem cadastro no Programa Maranhão Mais Produtivo e adesão ao subprograma Selo Produzido no Maranhão, ambos, sob gestão da Seinc. O foco estratégico do programa é a valorização das vocações regionais, o incentivo à cultura empreendedora, o adensamento das cadeias produtivas e o estímulo à inovação, qualidade e produtividade.
A rodadas de negócios permitiu que o presidente da Câmara de Comércio da União das Cidades Brasileiras (KBCHAM), Eduardo Komatsu, e o CEO da empresa Braxko, Young Kim, conhecessem os produtos genuinamente maranhenses, por meio de uma sequência de apresentações feitas pelo empresariado local.
O subsecretário da Seinc, Expedito Rodrigues, explicou que a aproximação dos empresários com outros países é importante para o crescimento do mercado Maranhense que tem grande potencial. “Temos diversas empresas que trabalham conosco no Mais Produtivo. Algumas, inclusive, serão preparadas e capacitadas para a exportação, por meio do Programa de Qualificação para Exportação, com acompanhamento da Seinc”, declarou.
Eduardo Komatsu agradeceu pela escolha das empresas, que ele acredita estarem capacitadas e com produtos de grande potencial para o mercado do continente asiático. “Tivemos uma primeira impressão da capacidade produtiva do Maranhão e estão de parabéns. Chegando na Coreia, vamos analisar como podemos fazer essa ligação. Pretendemos, ainda, fazer uma exposição dos produtos do Maranhão, estamos estudando isso ainda, mas acredito que seria interessante a participação de muitas das empresas que estão aqui”, explicou.
Young Kim também destacou a capacidade produtiva estadual. “Foi um momento muito precioso para nós, aproveitamos para conhecer o potencial que o estado tem. Vamos estudar como poderemos apresentar esses produtos para o mercado coreano”.
Ao ouvir a explanação do empresário Jorge Takamori, proprietário da agroindústria Pimentas Nippon, Eduardo Komatsu destacou o potencial que a empresa tem na Coreia do Sul, considerando que os coreanos gostam de comida apimentada. “A experiência foi muito boa. É uma inciativa necessária para os fabricantes da região. Participamos, também, de outro evento da Seinc que reuniu vários países, onde recebemos uma proposta de uma empresa do Paraguai e estamos trabalhando nela”.
Participaram, ainda, representantes da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Celso Gonçalo e José Orlando Leite; e o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Raimundo Coelho.