O Treze é um número que representa mau agouro, mas para muitos estudantes, nesta segunda-feira (21), esse número precisa mais do que nunca, ser um número de sorte. É que faltam apenas treze dias para o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vai acontecer no dia 3 de novembro.
O primeiro dia será voltado à área de humanas com 45 questões de ciências humanas e 45 de linguagens e códigos, além da produção da redação. No segundo dia, a prova tem como foco a área de exatas, com questões de matemática e ciências da natureza.
Mas não tem jeito. Todas as preocupações se voltam para a temida redação. Isso porque é a única área da prova que permanece sob sigilo até o último momento. Todas as outras áreas são estudadas pelos estudantes na preparação. Já o tema da redação, não dá para se estudar de forma sistemática.
Cabe aos alunos, usar as técnicas sempre bem-vindas dos professores para organizar o pensamento e escrever bem, independentemente do tema que virá. O Portal Guará se atreve a dar uma dica curiosa: a presença constante de temas cujas pautas se referem às minorias (imigração, violência contra mulheres, crianças, educação para surdos, intolerância religiosa), pode ser um indício de que, em 2019, o tema fuja da polêmicas que esses temas podem gerar.
Veja abaixo uma lista com possíveis temas que podem ser cobrados na redação.
- Desafios da mobilidade urbana
- Reaparecimento de doenças erradicadas
- Inserção do jovem no mercado de trabalho
- O crime e a Segurança Pública
- Combate à depressão
- O trato dos animais pela sociedade brasileira
- As novas profissões do século 21