Blocos tradicionais, alternativos e bandas locais movimentaram a programação do pré-carnaval oficial do Governo do Maranhão, realizado em parceria com a Prefeitura de São Luís. Na sexta-feira (15) e sábado (16), o pré-carnaval de São Luís contou com ensaios abertos de escolas de samba, grupos afros, Tambor de Crioula e apresentação de diversos grupos locais.
As apresentações aconteceram no Parque Folclórico da Vila Palmeira, Praça Nauro Machado e Ceprama. A festa contou com boas atrações, e, também com boa infraestrutura e esquema especial de policiamento, que contou com elogios dos brincantes.
A autônoma Auricelia da Silva foi à Praça Nauro Machado e levou consigo o marido Felipe Ferreira e o filho de seis anos, Cairon Henrique. Natural de Manaus e há dois anos na cidade, ela elogiou a festa e afirmou que a segurança foi um dos pontos que chamou a atenção. “Está muito seguro, organizado e isso é fundamental para a gente quando tem um filho pequeno e quer aproveitar o carnaval”, afirmou.
Impressão que foi confirmada pela estudante Larissa Santos que elogiou também a programação. “Estou conseguindo aproveitar muito mais este ano. Há policiais não só aqui, mas na cidade toda e a programação está distribuída em muitos pontos, o que é muito bom também”, declarou a estudante.
Para o integrante do Bloco Tradicional Os trapalhões, José Carlos Silva, o pré-carnaval não é apenas um aquecimento para o Carnaval, mas uma chance de vivenciar a cultura popular maranhense. “Me sinto muito feliz por fazer parte dessa festa e espero participar por muitos anos ainda”, completou.
A programação do pré-carnaval se estenderá durante todos os finais de semana, a começar pelas sextas-feiras, em São Luís. Neste domingo, a folia fica por conta do cortejo da Banda Bandida no bairro da Madre Deus.