quarta-feira, 19 de junho de 2024

Equatorial Maranhão entrega nova Associação de Moradores do Quilombo Gurutil e realiza sonho da comunidade

O que parecia ser um sonho distante tornou-se realidade para a população do Povoado Gurutil, localizado na zona rural de Mirinzal. Na manhã da última terça-feira (4), a Equatorial Maranhão entregou oficialmente a nova Associação de Moradores do Quilombo Gurutil. O investimento custou aproximadamente R$ 295 mil, que proporcionou a reestruturação completa do prédio, com salas de reunião e treinamento, cozinha e banheiros feminino e masculino. Os ambientes receberam mobília, cadeiras e mesas, e a Distribuidora ainda fez a doação de quatro computadores modernos, com o objetivo de proporcionar conhecimento e capacitação digital para toda a população.

O quilombo existe há 30 anos e tem cerca de 600 integrantes. Para dona Catarina dos Santos, presidente da Associação de Moradores do Quilombo Gurutil, esse é um momento muito importante. “Para nós, que vivemos em uma comunidade rural sem recurso, tudo é muito difícil, tínhamos um prédio completamente deteriorado, precário para realizar nossas reuniões e eventos. Até que a Equatorial mudou essa realidade e, agora, a gente pode sonhar com um futuro diferente, com projetos para ocupar e tirar as crianças da rua, para capacitar as mulheres e gerar renda, além de fazer o resgate da nossa história, por meio de um espaço para as nossas manifestações culturais, como o tambor de crioula e tantas outras”, comemorou.

Ainda na inauguração, a Equatorial Maranhão divulgou a abertura das inscrições para o Curso de Doces e Salgados, em parceria com o Senai, primeira capacitação que será promovida no local. O curso tem 30 vagas, as inscrições podem ser feitas na própria associação, as aulas vão ocorrer de 17 a 22 de junho, das 13h às 18h, com 30 horas de duração.

Para Josenilson Monteiro, Gerente Regional de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, esse é um recomeço que gera muitas oportunidades para a comunidade. “Com essa nova estrutura, eles vão se fortalecer ainda mais, trazer os jovens para perto e fazer parcerias com as escolas da comunidade. Além disso, a doação dos computadores vai aumentar a conectividade entre as pessoas, o quilombo vai ter mais contato com o mundo digital, onde será possível fazer pesquisas e aprender de dentro da própria associação. Sem contar as oportunidades de capacitação, que vão gerar desenvolvimento para a comunidade, onde as pessoas vão conseguir produzir no próprio quilombo, por meio de cursos que poderão ser realizados aqui” informou.

Estiveram presentes no evento de inauguração representantes da Prefeitura de Mirinzal, diretores, professores e alunos de escolas da região, líderes religiosos, membros da associação e integrantes da comunidade. Na ocasião, as pessoas puderam participar do Mutirão Pelo Cliente Todo Dia, com a oportunidade de se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, negociar débitos, aproveitar serviços exclusivos e ganhar brindes.

– Publicidade –

Outros destaques