Na manhã desta terça-feira (1°), a Equatorial Maranhão realizou a entrega oficial do Plano Operacional para as Eleições 2024 ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA)
O encontro contou com a presença do Presidente do TRE-MA, Desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, do Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Tulio, e do Gerente do Centro de Operações Integradas (COI), Ivan Bazzan, além de outros representantes das instituições.
Durante o evento, foram apresentados os detalhes das ações e estratégias que serão implementadas para garantir o fornecimento seguro e contínuo de energia elétrica em todos os municípios do estado durante as eleições. O plano inclui a mobilização de mais de 700 profissionais e 171 equipes que estarão em campo para monitorar e atuar de forma preventiva e emergencial.
Sérvio Tulio, Presidente da Equatorial Maranhão, destacou a importância da parceria com o TRE-MA. “Nosso compromisso com o Maranhão vai além do fornecimento de energia elétrica de qualidade. Garantir um processo eleitoral seguro e sem interrupções é fundamental para a democracia. Com este plano, estamos preparados para atuar rapidamente em qualquer eventualidade, garantindo que as eleições ocorram com segurança e tranquilidade”, destacou o presidente.
A grande novidade do dia foi a visita exclusiva ao novo Centro de Operações Integradas (COI), um dos investimentos mais importantes da Equatorial nos últimos anos. Ivan Bazzan, Gerente do COI, enfatizou a importância das melhorias: “Esse novo COI é um avanço tecnológico sem precedentes. Equipado com automação de última geração, permitirá a detecção e a resolução de problemas em tempo real, oferecendo mais segurança e eficiência para o fornecimento de energia em dias atípicos, como o das eleições”, comentou Ivan.
O Presidente do TRE-MA, Desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, reforçou a relevância do trabalho conjunto entre o Tribunal e a Distribuidora: “Essa parceria é essencial para o sucesso do pleito eleitoral. Com o apoio da Equatorial, podemos garantir que a infraestrutura necessária estará disponível, assegurando que o processo de votação e apuração transcorra sem contratempos”, pontuou.
A entrega do plano operacional e a apresentação do novo COI reforçam o compromisso da Equatorial Maranhão em garantir que a eleição seja realizada de forma segura, com total confiabilidade no sistema elétrico.
Novo Centro de Operações Integradas (COI):
Como parte das comemorações dos 20 anos do Grupo Equatorial, muitas obras estão sendo realizadas no Maranhão. Entre elas, a entrega do novo Centro de Operações Integradas, um investimento de quase um milhão e meio de reais.
O COI opera toda rede de distribuição da Equatorial Maranhão, nos 217 municípios, com subestações, linhas de distribuição e alimentadores, com mais de 90 colaboradores trabalhando para garantir que a energia seja distribuída da melhor forma possível, nas residências, comércios e indústrias do estado. Ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, na sede da Equatorial Maranhão, em São Luís, e é onde a rede de distribuição é monitorada, através de sensores e equipamentos das subestações, para sempre oferecer energia de qualidade para os clientes do estado.
Para Ivan Nachtigall, Gerente do COI, esses investimentos vão melhorar muito o monitoramento e operação da rede de distribuição. “A obra proporciona uma moderna estrutura de rede lógica e de energia, com passagem de novos cabos, já contemplando um novo sistema, com rede resiliente, videowall moderno, sala de vídeo e conferência, além do aumento de mais de 50% na quantidade de mesas de operação, permitindo uma melhor resposta em possíveis cenários de crises ou contingências. Tudo isso vai proporcionar melhorias no fornecimento de energia elétrica para os maranhenses”, informou o gerente.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão