quarta-feira, 22 de maio de 2024

Equatorial Maranhão intensifica ações para evitar acidentes com a energia elétrica

Dia 28 de abril é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e também o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Por isso, a Equatorial Maranhão intensifica ações e alerta para a importância dos cuidados para evitar acidentes com energia elétrica.

Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2024 – Ano Base 2023, divulgado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), a região Nordeste lidera o ranking nacional de acidentes por choques elétricos, com 291 ocorrências, o que representa 29,5% dos incidentes registrados no país, e causaram 218 mortes na região, em 2023. Quando falamos especificamente da região Nordeste, o Maranhão aparece em 7° lugar na quantidade de acidentes por choques elétricos, com 24 ocorrências registradas, que representam 8,2% dos acidentes da região e causaram 17 mortes.

Ainda de acordo com o anuário, muitos desses acidentes ocorrem em obras de construção civil e os mais afetados são pedreiros, pintores e assistentes, que muitas vezes trabalham próximos às redes elétricas e, ao manipular ferragens, acabam por tocar em cabos energizados. Motoristas de caminhões com caçamba elevatória também aparecem entre as vítimas, pois ao elevar a caçamba, sem observar a proximidade da fiação, causam a energização do veículo e recebem descargas elétricas.

A Equatorial Maranhão promove frequentemente ações e campanhas de conscientização sobre a segurança no trabalho e alerta que, muitos desses acidentes, poderiam ser evitados adotando medidas de proteção para trabalhos diretos ou indiretos envolvendo eletricidade, principalmente durante o período chuvoso, quando são registradas mais ocorrências e mortes por choques elétricos.

Pensando nisso, a Equatorial Maranhão realiza o movimento “Você Mais Seguro”, que tem o objetivo de disseminar informação e assim evitar acidentes com a eletricidade, promovendo o diálogo sobre segurança em TVs, rádios e sites, para alcançar toda população. Também estão sendo feitas palestras educativas em escolas, além de ações nas comunidades e em canteiros de obras, em todo o Maranhão.

Seguem dicas para evitar acidentes de trabalho com eletricidade:
A Distribuidora destaca medidas essenciais para prevenir acidentes relacionados à energia elétrica durante obras e construções.

Procure profissionais habilitados: o manuseio das instalações elétricas deve ser realizado por profissionais qualificados e devidamente habilitados. Atividades desse tipo devem sempre ser supervisionadas por um especialista na área, a fim de garantir a segurança de todos os envolvidos.
Jamais dê “um jeitinho”: a utilização de gambiarras ou improvisos é altamente perigoso, uma vez que essas soluções apresentam riscos significativos, como cabos descascados, fios mal isolados e vazamentos de corrente elétrica.
Assegure a segurança de todos: é imprescindível o uso de tapumes ou andaimes com anteparo, permitindo isolar a área de trabalho e respeitando sempre as distâncias de segurança em relação aos cabos energizados. No caso de pedreiros e pintores, cuidado ao manusear ferramentas perto da rede, para evitar a aproximação ou o contato desses equipamentos com a rede elétrica, prevenindo possíveis acidentes. Lembre-se também de ter cuidado redobrado com veículos de grande porte (caminhões, guindastes, escavadeiras ou betoneiras) para que não se aproxime da rede elétrica.
Não economize nos EPIs: o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é obrigatório por lei e fundamental para a realização segura do trabalho. Esses equipamentos são as medidas de controle eficazes para proteger os profissionais dos riscos das atividades desenvolvidas, reduzindo os riscos de acidentes.
O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, recomenda que em caso de vítimas de choque elétrico, é crucial não tocar na pessoa afetada. “A melhor forma de prestar socorro é desligar o disjuntor ou a chave geral das instalações e contatar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e o Samu (192). Se o acidente ocorrer em via pública e for provocado pela rede elétrica, é importante também acionar a Equatorial Maranhão, pelo telefone 116, para que o desligamento da energia seja realizado no local por profissionais habilitados e autorizados a intervir no sistema”, pontua.

– Publicidade –

Outros destaques