sábado, 22 de junho de 2024

Escolas participam da SNCT

O estante instalado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está divulgando pesquisas realizadas por estudantes e professores nas escolas da rede estadual. No estande, os visitantes têm acesso, também, aos informativos sobre as ações realizadas pela Seduc nos últimos anos. O evento acontece até o próximo sábado (18), no estacionamento do São Luís Shopping.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento realizado em todo país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação das Secretarias de Ciência e Tecnologia Estaduais, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica – MCTI e a colaboração de entidades e instituições de ensino,divulgação e pesquisa. Sua principal finalidade é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T).

No Maranhão a semana é uma iniciativa do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação, coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fapema).

Entre as escolas públicas participantes, destaca-se o Centro Experimental de Ensino Médio Colégio Maranhense Marcelino Champagnat, primeira escola de tempo integral do estado.

Coordenados pela professora Regilsa Carvalho, os alunos apresentarão um projeto de automação de hortas hidropônicas de alface e manjericão, que vem sendo implantado na comunidade de Calombe, na área da Estiva.

Segundo o gestor do Colégio Maranhense Marcelino Champagnat, Flávio Mendes Ferreira, o projeto é resultado da formação interdisciplinar que a escola propõe, envolvendo diversas áreas do conhecimento. “Nesse projeto os alunos colocam em prática os conteúdos aprendidos nas aulas de matemática,física, química e biologia, além de atender a uma demanda real da comunidade,efetivando a pesquisa e à extensão, objetivos de nosso currículo”,explicou.

Estudantes do curso técnico em eletromecânica do CE João Bacelar Portela apresentam a criação de um robô que serve para realizar resgates – o robô resgate. A engenharia foi criada pelos próprios alunos e apresentada ano passado na Olimpíada Brasileira de Robótica.

A Supervisão de Tecnologias Educacionais da Seduc também faráatendimento e orientação a professores da rede para utilização dos tabletseducacionais distribuídos aos docentes do ensino médio de escolas estaduais detodo o Maranhão

– Publicidade –

Outros destaques