“Ter uma vida saudável, uma vida ativa, uma rotina de alimentação saudável, é prolongar mais a vida, e isso tem que ser desde cedo”, comenta a nutricionista Larissa Castilho. Essa dica serve de alerta para os candidatos que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana. Ainda dá tempo de regrar o que deve e o que não pode comer antes, durante e depois das provas.
Alimentação é um assunto que não pode ser esquecido pelos esses candidatos que se prepararam durante todo ano. Certos tipos de alimentos podem prejudicar o estudante, já que determinados ingredientes causam estresse e portanto é necessário um alerta. Para quem pensou que cuidar do bem-estar não estaria em pauta para este Enem, é bom repensar e conferir dicas de quem entende do assunto.
Larissa Castilho, nutricionista da Clínica Roberta Padovan em São Luís, comentou sobre os alimentos que devem ser descartados. “Os alunos que estão se preparando para o Enem, durante seus estudos, devem optar por comer alimentos bons, saudáveis e não alimentos “ruins”, como: fast food, industrializados, açúcares, biscoitos, bolachas, chocolates normais, o que faz aumentar vários riscos de doenças”, explicou.
A garrafinha de água não pode ficar de fora, pois ajuda a manter a hidratação. Mas é preciso cautela: o candidato não deve abusar para que não precise interromper a prova se descolando ao banheiro com frequência.
É bom lembrar que lanches serão fiscalizados como medida de segurança. Portanto, opte por produtos fáceis de consumir, evitando os que fazem muitas sujeiras e barulhos pra não atrapalhar o próximo. Frutas devem entrar no cardápio desses candidatos e é uma boa opção para quem quiser levar para comer durante a prova. Para a nutricionista, as frutas são boas fontes de carboidratos que dão energia e também são alimentos leves que ainda não serão revistados.
De acordo com a nutricionista, há alimentos que ajudam os candidatos a controlarem a ansiedade e também a ficarem mais concentrados, como exemplo, as frutas cítricas. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar. Outra fruta importante é banana. Esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade graças ao alto teor de triptofano que a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.
Já o leite, ovos e derivados magros são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade.
Os carboidratos, provenientes dos cereais na sua forma simples e integrais, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a indesejada ansiedade. “Eles elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição”.
O chocolate amargo é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade.
“Serão dois dias seguidos de prova e pra manter a concentração durante algumas horas, o candidato precisa estar preparado. Além do estudo, o estudante deve ficar atento à alimentação. O nervosismo pode acabar levando a pessoa a comer mais ou comer menos, prejudicando seu desempenho, e é importante ficar atento em alimentos leves que dão energia por mais tempo, garantindo a concentração e disposição”, comentou Larissa.
Dicas
– Nos dias que antecedem o Enem, não consuma alimentos que estão fora da sua dieta normal, de sua rotina. Seu organismo está acostumado à sua dieta, por isso, é bom mantê-la , para não ter desconfortos, e adotar uma alimentação adequada também durante as provas.
– Dê preferência a alimentos práticos, o famoso prato dos brasileiros: verduras e legumes, arroz, feijão e uma proteína, como frango, carne ou peixe, frutas, pães integrais e muito líquido.
– Nada de exagerar nos estimulantes e energéticos para passar a noite estudando, uma boa noite de sono também é importante para o estudo. O melhor é beber muito líquido, principalmente água, água de coco e suco de frutas, e evitar alimentos gordurosos.
Fique ligado nas principais notícias pelas nossas redes sociais. Curta a TV Guará no Facebook e siga também no Instagram eTwitter. Tem alguma denúncia? Mande suas informações para o nosso whatsapp pelo número (98) 99103-2323 ou via portal@tvguara.com