terça-feira, 7 de maio de 2024

Estado deve receber mais de 500 mil doses de vacina contra a Covid-19

O Maranhão receberá cerca de 500 mil doses da vacina bivalente contra a Covid-19. Os imunizantes devem chegar ao estado até o final deste mês. A meta é vacinar 90% da população, em quatro fases de imunização. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. “A Vacina Bivalente da Pfizer foi aprovada pela Anvisa em novembro de 2022 e em dezembro o Ministério da Saúde já havia feito as aquisições. A logística de distribuição dos insumos é a mesma que temos utilizado, ou seja, via terrestre e aérea para todos municípios. O imunizante foi aprovado em mais de 30 países e tem eficácia contra as cepas da variante Ômicron”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Serão quatro fases de imunização: na primeira, serão beneficiadas as pessoas com 70 anos ou mais, moradores de Instituições de Longa Permanência (ILP), pessoas imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; na segunda fase, indivíduos com idade entre 60 a 69 anos; na terceira fase, as gestantes e puérperas; e na quarta, será a vez dos profissionais de saúde receberem a dose da Vacina Bivalente.

A vacina bivalente será destinada para pessoas que já receberam, pelo menos, duas doses da primeira versão do imunizante.

Ações

Com o projeto Diversão no Parque, em parceria com a Secretaria de Estado de Governo (Segov), realizado em dois finais de semana em praças e parques públicos da Grande Ilha, a população teve mais acesso a todas as vacinas de rotina e contra a Covid-19. “Neste mês de fevereiro teremos a volta às aulas de crianças e adolescentes, público este que precisa estar com o esquema de imunização atualizado. Diante disso, temos dialogado e atuado com as gestões municipais, com as escolas da rede pública e privada, além das universidades e centros de ensino superior para instalarmos pontos de vacinação nesses locais”, disse o secretário Tiago Fernandes.

Novas remessas

No Maranhão, nos dias 30 e 31 de janeiro, quase 380 mil doses de vacinas da Pfizer foram recebidas, sendo 50 mil doses da Pfizer Pediátrica e outras 330 mil doses da Baby Pfizer. A distribuição para os municípios tem início nesta quinta-feira (2), de modo que as prefeituras façam a aplicação nos respectivos públicos preconizados.

Quanto às vacinas de rotina, que protegem contra doenças como Poliomielite e Sarampo, o Maranhão dispõe de estoque para atender os públicos estabelecidos no plano nacional de imunização. “Temos mantido diálogo constante com o Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Saúde para, juntamente com outros estados da federação, entendermos o comportamento desse estoque, e, em nível nacional, a preocupação do Ministério é em fazer a aquisição dessas e de outras vacinas de campanha para que não aconteçam episódios de desabastecimento”, ressaltou Tiago Fernandes.

– Publicidade –

Outros destaques