Siga-nos

Educação

Estudantes de baixa renda começam curso pré-vestibular gratuito

Publicado

em

instituto acqua

Entrar na faculdade é o sonho que se transformou em meta para os mais de 80 alunos matriculados em três turmas do curso pré-vestibular gratuito Universidade Cidadã, iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Noc Educação. As aulas tiveram início em 16 de julho e acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras no Hospital Doutor Carlos Macieira e na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, em São Luís.

Com metodologia direcionada para aplicação, interpretação e resolução de questões de prova em modelo próximo ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), as aulas acontecem das 14h às 17h40 e das 18h40 às 22h.

O objetivo é promover a inclusão social e priorizar a oportunidade de acesso ao Ensino Superior de pessoas em situação de baixa renda, vulnerabilidade social ou em grupos sociais minoritários, como destacou a coordenadora do projeto no Maranhão, Arlindyane Santos.

Concebido em São Paulo, o conteúdo do material didático é padronizado, com adaptação apenas de disciplinas que exigem conteúdo regionalizado, como História e Geografia do Maranhão. São oferecidas aulas de Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, Ciências Humanas e Matemática acompanhando as exigências do ENEM.

Inscrições

As aulas vão até 30 de novembro e interessados ainda podem garantir vagas. “Temos um grande número de mulheres e alunos negros participando das turmas. Na inscrição, damos prioridade a questões de etnia, diversidade e estudantes de escola pública. Os interessados preenchem um questionário socioeconômico e confirmam se estão inscritos no Enem. Essa é uma garantia de que estamos atendendo o público que, de fato, necessita da inclusão”, explica Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto Acqua.

A inscrição pode ser feita pelo site www.noceducacao.com/pre-vestibular, pelo e-mail arlins1205@gmail.com ou pelo telefone (98) 98804-4552.